Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agencia Brasil
Educação

Estudantes aprovados pelo Sisu devem fazer a matrícula a partir desta segunda-feira

Aprovados devem acessar diretamente o site das universidades até a próxima sexta-feira (23); inscrições para lista de espera estão abertas

O Sul
por  O Sul
19/04/2021 08:59 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Estudantes aprovados pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) devem fazer a matrícula diretamente no site das universidades entre esta segunda-feira (19) e sexta-feira (23). Também devem entrar em contato com a universidade para conferir a lista de documentos exigida pela instituição.

Aqueles que não foram aprovados podem se inscrever na lista de espera até a próxima sexta-feira (23). A convocação dos aprovados em lista de espera será divulgada no dia 27 de abril.

Sisu

São oferecidas 209.190 vagas em instituições públicas de ensino superior. As vagas serão distribuídas em 5.685 cursos de 110 instituições de ensino de todo o País. Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e que não tenham tirado zero na redação.

Após uma série de reclamações do estudantes, o MEC (Ministério da Educação) desistiu de usar a “dupla classificação” e voltou ao sistema usado até 2019, que permite ao estudante ter uma noção melhor das reais chances de conseguir uma vaga em uma universidade ou não.

O Sistema levava em consideração a primeira opção de curso assinalada pelo candidato para a concorrência. No ano passado, o MEC alterou esse método de classificação sem aviso e introduziu um novo modelo em que as duas opções são computadas na disputa por vagas.

Como a matrícula é realizada em apenas uma opção de curso e universidade, o desempenho no Enem de um candidato podia inflar artificialmente as notas de corte já que a outra escolha do aluno não vale após o fechamento do sistema.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE