Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Estiagem se agrava e Chapecó inicia rodízio no abastecimento

Casan comprou duas bombas para aumentar captação na cidade vizinha de Guatambu

NSC/DC
por  NSC/DC
30/03/2020 22:15 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A chuva esperada no final de semana não chegou em algumas cidades, como Chapecó, que acabou iniciando um rodízio de abastecimento no domingo.

- Estamos com o fornecimento intermitente em algumas regiões da cidade devido ao baixo volume e, para que ela pudesse chegar nas partes mais altas, iniciamos manobras de registro fechando a parte central para abastecer esses bairros. Aqui não choveu nada, enquanto que em Seara o rio Caçador subiu 10 centímetros – disse o gerente regional da Casan no Oeste, Daniel Scharf.

Pelo esquema de rodízio durante a noite são abastecidos os bairros São Cristóvão, Boa Vista, Bom Pastor, Paraíso, São Pedro, Bela Vista, Líder, Vila Real, Esplanada, Monte Belo e Santa Maria. Durante o dia são abastecidos os demais bairros.

A Casan também adquiriu duas bombas em São Bernardo do Campo e que chegaram hoje. Elas serão instaladas na barragem Santa Terezinha, no Rio Tigre. Com isso a captação do local, que é de 175 litros por segundo, o que representa 1/3 do consumo de Chapecó, pode passar a 400 litros por segundo, mais de 50%.

Com isso poderá ser reduzida a captação na barragem do Engenho Braun, no Lajeado São José, que só tem 10% do volume, índice mais baixo pelo menos dos últimos 11 anos. O volume de tratamento de água, que era de 530 litros por segundo e no pico da semana passada chegou a 600 litros por segundo, atualmente está entre 490 e 500 litros por segundo, segundo a Casan.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE