Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Estiagem prejudica abastecimento em Concórdia que pode suspender alojamento de animais em propriedades rurais

O município tem 6 mil agricultores em Concórdia que diversificam a produção no leite, suínos e aves, principalmente.

Rádio AtualFM
por  Rádio AtualFM
10/03/2020 22:23 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A situação dos produtores rurais no Alto Uruguai Catarinense poderá se agravar ainda mais se a chuva não voltar de forma regular em Santa Catarina. De acordo com o secretário de Agricultura de Concórdia, Mauro Martini, os produtores já enfrentam desabastecimento devido à falta de precipitação.

São mais de 10 cargas transportadas todos os dias para atender as propriedades em diversas comunidades do interior. Martini afirma que a preocupação aumenta consideravelmente nesse período de baixa precipitação. Ainda mais em propriedades rurais com maior concentração de aves e suínos .

Por enquanto, a situação ainda está sob controle, porém se não chover de forma regular na região as próprias agroindústrias terão dificuldades de alojar animais devido a falta de água nas propriedades. A BRF, por exemplo, está transportando água do Rio Rancho Grande para conseguir manter o abate normal na unidade fabril de Concórdia.

Martini explica que nos próximos dias pretende se reunir com representantes da Defesa Civil Municipal para discutir o assunto e analisar o cenário da estiagem em Concórdia. Até o momento apenas duas propriedades estão desabastecidas com água potável para o consumo humano.

Nesses locais, a Prefeitura de Concórdia está atendendo com o caminhão pipa. Ainda enfrentam falta de água outras comunidades como: Cachimbo, Linha São Paulo, Sede Brum, Linha Rigon, Barra Seca, Rancho Grande, Saltinho e Planalto.

O secretário explica que em últimos casos os próprios agricultores terão que contratar o serviço de transporte de água devido a grande demanda de Concórdia. Ou seja, a Prefeitura não terá condições de atender todos os pedidos devido a sua limitação técnica de caminhões. Martini lembra que são aproximadamente 6 mil agricultores em Concórdia que diversificam a produção no leite, suínos e aves, principalmente.

Sobre os prejuízos, Martini explica que os problemas já ocorrem desde a metade do ano passado pela falta de chuva. A situação vai se arrastando e ainda naquele período o produtor enfrentava prejuízos com a baixa qualidade da produção de grãos e com a alimentação dos animais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE