Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação/Secom/SC
Santa Catarina

Estiagem em SC: Falta de água já coloca em risco o funcionamento de unidades de produção de alimentos

Defesa Civil determina foco também na produção animal e transporte de água é prioridade para pequenas propriedades.

AtualFM
por  AtualFM
06/11/2020 06:26 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A governador Daniela Reinehr, de Santa Catarina esteve em Brasília nesta semana e acertou uma ajuda financeira do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, para enfrentar a estiagem no estado.

“Vim com uma resposta muito importante de Brasília em relação à Defesa Civil, que antes era focada nas pessoas e a gente conseguiu esse apoio para conseguir focar também na produção animal”, afirmou a governadora.

O recurso federal deve ser usado no custeio de transporte de água potável, como em caminhões-pipa por exemplo, para abastecer as comunidades rurais. Daniela mostrou preocupação com o possível fechamento de unidades de produção de alimentos, entre outras plantas.

A reunião desta quarta-feira era para ter acontecido no Oeste, mas o encontro na Capital facilitou a participação de lideranças no setor. Apesar disso, Daniela diz que visitará as regiões afetadas nos próximos dias. O governo também deve montar um cronograma para manter o diálogo com as entidades.

O encontro reuniu representantes da Federação da Agricultura de SC (Faesc), Federação das Cooperativas Agropecuárias de SC (Fecoagro), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de SC (Fetaesc), entre outras entidades. Pelo comitê do Executivo estadual participaram também membros da Epagri, Ciram, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Defesa Civil, entre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE