Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Estiagem causa prejuízos de até 70% em lavouras no interior de Concórdia

Problemas aumentam com a escassez da umidade do solo

Radio Rural
por  Radio Rural
01/02/2023 10:49 – atualizado há 4 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Nos últimos meses, a falta de chuva consistente segue preocupando os produtores rurais em Concórdia. Lavouras de milho e soja em algumas localidades começam a ser afetadas, ocasionado perdas e prejuízos aos agricultores. As informções são da Rádio Rural.

Conforme Jean Antonietti, responsável pelo departamento de agricultura da Copérdia, as perdas podem variar de 30% a 70% dependendo da região.

"Isso acontece porque às chuvas ocorrem de forma isolada, o que acaba prejudicando parte da lavoura. Acreditamos que alguns locais as perdas chegam a 30%, já em outros, onde mal chove, pode chegar até 70%. A plantação de soja sofre com o problema da germinação, devido à falta de chuva no início do plantio.", destaca.

Para o secretário municipal da agricultura, Mauro Martini, a situação é preocupante, pois a umidade do solo está cada vez mais escassa.

"A estiagem continua nas mesmas proporções, em certos locais o problema e maior e outras, menor, as chuvas são localizadas, e a quantidade de água que se armazena no solo é pouca, os prejuízos estes aumentam em decorrência da situação apresentada pela escassez da umidade do solo, todos os ciclos culturais podem ter problemas. Mas vamos torcer para voltar a chover.", explica Martini.

Para os próximos dias, conforme as previsões meteorológicas, deve continuar a chover irregularmente, situação que ameniza, mas não resolve o problema da estiagem que segue persistindo na região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE