Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Estiagem: aumenta o número de propriedades agrícolas sem água em Erechim

Município vai encaminhar pedido de ajuda financeira ao governo federal, após o reconhecimento do decreto de situação de emergência.

Julio Mocellin / AU Online
por  Julio Mocellin / AU Online
08/02/2023 08:45 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Força Voluntária está entregando mais de 130 mil litros de água por dia por dia para as propriedades agrícolas de Erechim, localizadas nas regiões mais atingidas pela estiagem. 

Três caminhões estão trabalhando em média 15 horas por dia para atender a demanda que está crescendo, diz o coordenador da Defesa Civil do município, Ronaldo Mânica.

Foto: Fernando Genro

O AU foi acompanhar uma dessas entregas

 Em uma propriedade agrícola de Linha 7 de Setembro, distante cerca de 20 kms da cidade. O caminhão levando 10 mil litros de água, andou por uma estrada vicinal, depois passou a transitar por uma estrada de roça, até chegar a propriedade. Ali foi mais um teste para a perícia do motorista. 

O pesado veículo precisava chegar próximo de três caixas d'água localizadas na parte mais elevada da propriedade. Depois de algumas tentativas foi possível, mas o experiente motorista explica que essas manobras são perigosas.

Somadas a capacidade de cada uma das três caixas de água, foi deixado na propriedade, pouco mais de 9 mil litros. As caixas que o agricultor tem foram doadas pela Defesa Civil durante a estiagem do ano passado. 

Foto: Júlio Mocellin / AU Online

O agricultor conta que estava sem água desde sexta-feira passada e que para os animais, buscava com o trator no rio Dourado.

Além da falta de água, a lavoura desse agricultor também sofre com a falta de chuva. A soja até cresceu, mas as vagens estão caindo e ele acredita que a colheita vai render muito pouco.

A Defesa Civil de Erechim, depois que o Governo Federal reconheceu o Decreto de Situação de Emergência, está reunindo dados para encaminhar a Brasília com solicitação de recursos que permita o município auxiliar as famílias atingidas e fazer frente ao socorro das propriedades agrícolas com água. 

A Defesa Civil também vai solicitar cestas básicas para ajudar as famílias de agricultores mais carentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE