Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Bruno Zucuni Prina/Divulgação/UFFS.
Cidade

Estande da UFFS na Frinape tem apresentação de pesquisas e outras atrações

Espaço da Universidade no Salão da Inovação atrai crianças e adultos com materiais utilizados em estudos.

Wagner Lenhardt/Ascom/UFFS- Campus Erechim
por  Wagner Lenhardt/Ascom/UFFS- Campus Erechim
17/11/2022 11:09 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim está presente na Frinape com um estande no Salão da Inovação. No espaço, o público pode conferir materiais utilizados em pesquisas, conversar com estudantes e servidores da Instituição e conhecer um pouco mais sobre os cursos ofertados.

Um dos destaques do estande são os estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisas em Resíduos e Geotecnia Ambiental. Na noite de quarta-feira (16), as acadêmicas Maria Alice Piovesan e Carolina Menegolla, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, apresentavam um pouco dos trabalhos realizados.

- Trouxemos exemplos de resíduos que costumamos usar para transformar em novos materiais. Pegamos resíduos da indústria que seriam jogados fora e trabalhamos para dar um novo valor a eles – conta Maria Alice. Um dos exemplos é a casca de ovo, que pode ser transformada em cal.

- É um processo que não é difícil de aplicar na indústria. Temos também o resíduo de cabines de pintura, que o pessoal do grupo conseguiu transformar em paver (para pavimentação). Esse resíduo é um material tóxico, que seria jogado de qualquer jeito na natureza. Conseguimos conter os metais pesados, transformar em um novo material, o que gera também economicidade. Você deixa de produzir um material novo reutilizando um que iria para o lixo de qualquer forma, e que ainda faria mal para o meio ambiente.

A acadêmica, que está na 6ª fase do curso, participa do grupo de pesquisas desde a 3ª fase.

- Participar do grupo de pesquisa é bom porque te dá uma noção da prática, além de proporcionar novas experiências no meio científico, ter contado com estudantes que estão no mestrado, etc. - diz a estudante.

Segundo Maria Alice, os visitantes da feira que passam pelo estande da UFFS estão bastante interessados no que a Universidade está apresentando.

- Eles chegam, fazem perguntas. As crianças também estão adorando – conta.

As escolas da região estão levando seus alunos para os espaços da feira. No estande da UFFS, elas se divertem com a caixa de areia que simula uma realidade aumentada, projetando formas de terreno em tempo real. Há também materiais da Brinquedoteca e o espaço da “Foto do Futuro”, onde os visitantes podem tirar uma foto simulando estarem em uma solenidade de formatura. A Instituição também apresenta um estereoscópio, objeto que possibilita a visão tridimensional a partir da utilização de um par de fotografias. São utilizadas imagens feitas com drone, possibilitando visualizar alguns locais do Campus em uma visão 3D.

Foto: Bruno Zucuni Prina/Divulgação/UFFS.

O projeto de extensão TV Fronteira está realizando entrevistas com diferentes convidados, direto da feira. 

Confira na programação abaixo as próximas atrações:

  • Dia 17 (quinta-feira), às 19h: Tecnologia, inovação e democracia, com Maurício Michel Rebello (UFFS) e Mateus Campos Felipe (Cartório da 20ª Zona Eleitoral).
  • Dia 18 (sexta-feira), às 17h30: Infraestrutura, tecnologia e ambiente, com Pedro Eugênio Gomes Boehl, Cristiano Moreira e Taciano Renato Serraglio.

Para acompanhar as entrevistas, acesse www.instagram.com/tvfronteirau... e https://www.youtube.com/ExtensãoCulturaUFFSTVFRONTEIRAUFFS.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE