Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Cidade

Estado publica documento que permite a eventos e estabelecimentos comerciais exigir uso de máscara

A medida é válida até mesmo para municípios que tenham determinado utilização do item de forma facultativa

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
09/04/2022 20:07 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) emitiu, nesta sexta-feira, um Enunciado Interpretativo que autoriza estabelecimentos comerciais, restaurantes e similares, além de eventos, a exigir uso de máscara, mesmo que os gestores locais tenham desobrigado. A medida, conforme o documento, também se estende a cinemas e demais casas de espetáculos, assim como a órgãos públicos e instituições de ensino, públicas e privadas, e permite a exigência do item para ambientes internos ou ao ar livre.

Conforme a PGE, o Enunciado fica em vigor mesmo que o município tenha determinado, por meio de decreto, a utilização do equipamento de forma facultativa em espaços públicos e particulares.

Contudo, segundo o órgão, prefeituras de cidades gaúchas que não tenham expedido normativa própria devem seguir o decreto estadual, que tornou facultativa a utilização do acessório apenas em vias públicas e em espaços públicos e privados abertos, ao ar livre.

O Enunciado reforça, ainda, que segue obrigatório em território gaúcho o uso de máscaras em ônibus, aeronaves e embarcações de uso coletivo para o transporte intermunicipal, interestadual e internacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE