Estado convoca 1.200 novos soldados da Brigada Militar e registra queda expressiva nos indicadores criminais
Primeira chamada do concurso reforça a reposição do efetivo e se soma a investimentos em equipamentos, enquanto dados oficiais apontam forte redução nos principais crimes no Rio Grande do Sul.
O governador Eduardo Leite autorizou a nomeação de 1.200 soldados aprovados em concurso da Brigada Militar, sendo que 800 iniciarão o curso de formação em janeiro e 400 em abril. A medida, atualmente na etapa de investigação social dos candidatos, reforça a política de reposição contínua do efetivo e o compromisso do Estado com a segurança pública.

O secretário da Segurança Pública, Mário Ikeda, destacou que, além da recomposição do efetivo, o governo tem ampliado investimentos em equipamentos, como aviões e helicópteros para BM, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, fortalecendo o combate ao crime.
Dados do Observatório Estadual da Segurança Pública mostram queda expressiva nos indicadores criminais em outubro: redução de 31% nos crimes violentos letais, 38% nos homicídios, 67% nos latrocínios e queda significativa nos crimes patrimoniais, incluindo roubos a comércio (-32%), veículos (-32%) e pedestres (-16%).