Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Escolha dos mesários para os dois turnos das eleições termina nesta quarta

Já a nomeação daqueles que atuarão em estabelecimentos penais e de internação de adolescentes pode ser feita até 26 de agosto.

R7
por  R7
03/08/2022 10:14 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os juízes eleitorais têm até esta quarta-feira (3) para nomear os cidadãos que vão trabalhar como mesários e aqueles que vão integrar a equipe de apoio logístico dos locais de votação tanto no primeiro quanto no eventual segundo turno das eleições deste ano. O prazo começou no dia 5 de julho.

TRE/SP

A exceção é para os mesários que atuarão nas seções instaladas em estabelecimentos penais e nas unidades de internação de adolescentes, segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral. Para esses locais, a nomeação pode ser feita até 26 de agosto.

De acordo com o Código Eleitoral, "constituem a mesa receptora um presidente, um primeiro e um segundo mesários, dois secretários e um suplente, nomeados pelo juiz eleitoral sessenta dias antes da eleição, em audiência pública, anunciado pelo menos com cinco dias de antecedência".

Além disso, a legislação assegura que "o juiz eleitoral mandará publicar no jornal oficial, onde houver, e, não havendo, em cartório, as nomeações que tiver feito, e intimará os mesários através dessa publicação, para constituírem as mesas no dia e lugares designados, às 7 horas".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE