Escolas Municipais Caras Pintadas e Cristo Rei serão contempladas com laboratórios do projeto Mais Ciência na Escola

Ação conjunta do IFRS com duas Universidades Federais prevê a implantação de laboratórios makers e bolsas para professores e estudantes de instituições de ensino.

Por Comunicação PME Publicado em 17/12/2025 20:49 - Atualizado em 17/12/2025 21:28

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), anunciou que é uma das instituições contempladas na expansão do projeto Mais Ciência na Escola (MCE), anunciada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao lado do IFRS nestas ações estão a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A ação beneficiará diretamente o município de Erechim, que será contemplado com dois laboratórios makers. A assinatura da autorização para início do programa ocorreu no dia 1º de dezembro de 2025.

O MCE integra uma ação nacional do Governo Federal dentro do Programa de Popularização da Ciência através do acesso de estudantes à cultura maker, à ciência e à tecnologia.

Estrutura dos laboratórios makers

O projeto prevê a implantação de 45 laboratórios makers em Escolas Públicas de 17 municípios do Rio Grande do Sul. Em Erechim, serão contempladas duas Escolas Municipais, a EMEF Caras Pintadas e a EMEF Cristo Rei. Cada laboratório será equipado com:

  • impressoras 3D
  • cortadoras a laser
  • notebooks
  • kits de robótica
  • ferramentas manuais
  • smart TVs

Esses espaços serão ambientes de experimentação, aprendizagem ativa e desenvolvimento de projetos de ciência, tecnologia e inovação.

Bolsas e fortalecimento das escolas

Além dos laboratórios, cada escola participante receberá:

  • 1 bolsa para professor coordenador do laboratório
  • 10 bolsas para estudantes

No total, serão concedidas 45 bolsas para docentes e 450 para estudantes, garantindo o funcionamento dos espaços durante os 12 meses de implementação. Durante reunião, nesta terça-feira (16), a equipe do IFRS Campus Erechim e da Secretaria Municipal de Educação deram os encaminhamentos necessários para o andamento do projeto.

O diretor-geral do IFRS Campus Erechim, Sidnei Dal’Agnol, destacou a relevância da interação da Instituição de Ensino com a comunidade. “Para o IFRS, integrar a expansão do projeto Mais Ciência na Escola é motivo de grande satisfação. Nossa missão institucional é promover educação pública de qualidade, e a implantação desses laboratórios makers aproxima ainda mais os estudantes da ciência, da tecnologia e da cultura digital. Esse investimento cria oportunidades reais de experimentação e inovação dentro da escola, despertando vocações e fortalecendo o pensamento crítico. Estamos muito felizes em colaborar com o município e com nossas universidades parceiras para entregar estruturas modernas, que certamente transformarão a experiência de aprendizagem de crianças e jovens de Erechim”, disse.

A secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipsch, celebrou os investimentos nas Escolas Municipais, ressaltando a importância dessas novidades para cada Comunidade Escolar. “A chegada desses laboratórios vem a encontro do que estamos fazendo na Educação Municipal, investindo em tecnologia e conhecimento. As Escolas Caras Pintadas e Cristo Rei terão a oportunidade de inserir seus estudantes em ambientes que estimulam a criatividade, a curiosidade e a resolução de problemas, competências essenciais para o futuro. Essa parceria com o IFRS amplia o acesso à ciência e à tecnologia e fortalece o trabalho pedagógico já desenvolvido nas unidades. A educação de Erechim ganha muito com esse projeto, que valoriza nossos professores, incentiva nossos estudantes e contribui diretamente para o desenvolvimento da nossa comunidade”, finalizou.

Fotos: Luciana Szczepkowski – SMEd PME