Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Escolas estaduais realizam eleições de diretores para o triênio 2022-2024

Pleito ocorre nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

Assessoria 15º CRE
por  Assessoria 15º CRE
30/11/2021 11:14 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Nesta semana as escolas da rede estadual realizam o processo eleitoral para as funções de diretor e vice-diretor, para a gestão no triênio 2022-2024. O pleito ocorre mediante indicação, por meio de votação direta pela comunidade escolar. Assim, pais e responsáveis, estudantes, professores e servidores escolherão a equipe gestora que atuará pelos próximos três anos.

Para dirigir o processo eleitoral nos estabelecimentos de ensino, cada escola constituiu uma comissão eleitoral, composta por professores, servidores e representantes da comunidade escolar. Da mesma forma, cada coordenadoria regional também constituiu suas próprias comissões, que são as responsáveis pela organização e orientação do processo eleitoral. Em grau de recurso, as comissões podem ser acionadas para realizar o acompanhamento do pleito. Na abrangência da 15ª Coordenadoria, desde outubro, diversos encontros virtuais foram realizados com as escolas e comunidade escolar, com objetivo de esclarecer a todos os direcionamentos das eleições.

Uma das novidades que acontece nas eleições deste ano, é a utilização de cédula eletrônica, substituindo as cédulas em papel. As cédulas ficam disponíveis por meio de um aplicativo, instalado em Chromebooks, patrimônio da escola emprestado aos professores para as aulas pela direção da escola, sendo que cada segmento (Pais/ Alunos e Professores/ Servidores) conta com no mínimo 1 equipamento. Assim como ocorre nas eleições nacionais, a votação não possui acesso ou conexão à internet, pois todo a votação acontece off-line, concedendo maior segurança ao processo.

Para as votações, os estabelecimentos de ensino continuam seguindo as normas e protocolos sanitários, durante todo o processo de indicação, evitando aglomerações, respeitando o distanciamento social e o uso de máscara de proteção individual por todos os participantes, conforme Decreto nº 55.882, de 15 de maio de 2021 e suas atualizações.

Para a Coordenadora Regional de Educação, Juliane Bonez, o processo democrático da gestão passa, também por esse exercício. Um movimento que envolve à toda a comunidade escolar em um bonito movimento de participação e cidadania.

Para receber as notícias do Au pelo whatsapp, clique aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE