RETOMADA

Escola reabre em Estação após ataque; Polícia conclui inquérito e adolescente responderá por homicídio

A prefeitura de Estação afirmou que o retorno das aulas na escola foi cuidadosamente planejado. Outras quatro escolas da cidade já haviam retomado o atendimento aos alunos no início da semana.

Por Redação Publicado em 17/07/2025 15:11 - Atualizado em 17/07/2025 15:18

A Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação (RS), reabriu nesta quinta-feira (16), nove dias após o ataque com faca que matou um aluno de 9 anos e feriu outras três pessoas. O crime ocorreu no dia 8 de julho e teve como autor um adolescente de 16 anos, que permanece internado por determinação da Justiça.

Foto: Polícia Civil RS/Divulgação

A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre o caso e o encaminhou ao Ministério Público. O jovem vai responder por ato infracional análogo a homicídio consumado e três tentativas de homicídio, sendo duas contra colegas e uma contra uma professora. A motivação para o ataque não foi revelada.

A prefeitura de Estação afirmou que o retorno das aulas na escola foi cuidadosamente planejado. A entrada dos alunos agora será controlada, com agendamento e identificação. A escola também passou a contar com interfones, botão de pânico e vigilância reforçada.

Além disso, uma empresa privada de segurança e monitoramento foi contratada e policiais militares estarão de plantão permanente nas imediações da instituição. Segundo a nota oficial, os profissionais da escola receberam capacitação para lidar com a retomada das atividades.

Outras quatro escolas da cidade já haviam retomado o atendimento aos alunos no início da semana. A prefeitura reforçou seu compromisso com a segurança e a qualidade da educação, diante da dor e da comoção causadas pelo ataque.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Estação, comunicou as ações tomadas para a retomada das atividades.

A Administração Municipal e a Secretaria de Educação informam as ações realizadas nesta quarta-feira, 16 de julho, como parte do processo de retomada das atividades na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi. Todas as iniciativas do dia tiveram como foco principal a escuta da comunidade, o acolhimento das famílias e a reconstrução da confiança no ambiente escolar.