Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Escola Lucas Vezzaro desenvolve projeto para desvendar mistérios

Ao todo a escola tem 132 estudantes com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses divididas nos níveis: berçário 1 e 2, maternal 1 e 2, PRÉ A e PRÉ B.

Prefeitura de Erechim - RS
por  Prefeitura de Erechim - RS
25/08/2021 11:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Brincadeiras, descobertas e educação - esse é o projeto de desvendar mistérios que vem sendo realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Lucas Vezzaro, no bairro Linho. Ao todo a escola tem 132 estudantes com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses divididas nos níveis: berçário 1 e 2, maternal 1 e 2, PRÉ A e PRÉ B.

A coordenadora pedagógica, Thaise Bayon explica que os projetos pedagógicos são voltados a partir das observações que as professoras têm com as crianças no dia a dia. "Cada turma realiza as atividades conforme a idade e o interesse das crianças. Por exemplo, no berçário 1 está acontecendo o projeto do gato, algo de interesse das crianças e as professoras perceberam que isso estava chamando atenção e resolveram partir dessa ideia e trabalhar diversos temas", comenta.

Projetos pedagógicos que trabalham a curiosidade

O projeto pedagógico do gato com as crianças surgiu através de uma blusa que a professora do nível berçário 1 estava usando em uma aula. A professora Lusi Pansera conta que esse projeto não era planejado, e sim do interesse das crianças. "Eu tenho uma blusa de gato com pelinhos, e as crianças se encantaram, passavam a mão. Então utilizamos essa curiosidade delas para desvendar esse mistério. Começamos a trabalhar todos os sentidos que envolvem um gato, a questão da alimentação, do pelo e dos hábitos. A gente trouxe até um gato na escola para elas brincarem, as crianças também mexeram na terra com minhocas, tudo isso na prática", explica.

Outro projeto que partiu da curiosidade das crianças foi na turma do PRÉ A da professora Manuela Oldra. Ela explica que os estudantes queriam desvendar o mistério da pena. "As crianças encontraram uma pena no pátio da escola e ficaram muito felizes, então a gente partiu desse princípio. Nós começamos então questiona-los do que seria essa pena, então eles chegaram à conclusão que essa pena era de uma galinha. Então instigamos a curiosidade deles e trouxemos uma galinha para a sala de aula, eles brincaram com a galinha, a galinha colocou um ovo na sala e foi muito legal porque as crianças tinham um monte de dúvidas e a gente conseguiu trabalhar com isso", conta.

Trabalho em conjunto

Fundada em 2012, a escola conta com uma equipe de 29 professores, duas atendentes de creche, duas cozinheiras, uma merendeira, três auxiliares de limpeza, um agente executivo especializado, duas estagiárias e dois porteiros. A diretora Adriana Fisch reforça que além do contato e trabalho em equipe com os funcionários e realizado um contato com os pais. "Durante a pandemia usamos bastante o WhatsApp para manter essa relação entre pais e escola. E aqui também temos contato com eles no portão no horário de chegada e saída das crianças, a gente sempre está conversando", explica.

A escola fica localizada na rua Carlos Demoliner, 750 no bairro Linho. O telefone para contato é (54) 3520-7070 ou pelo e-mail emei.lucasvezzaro@erechim.rs.gov.br

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE