Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Erupção do vulcão entra em nova fase com emissão de muita lava; vídeos

Novo rio de lava que avança mais rápido se formou e magma se aproxima do mar com alerta de que pode emitir gases tóxicos.

Metsul
por  Metsul
28/09/2021 16:41 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em uma nova fase eruptiva nas últimas horas e passou a expelir muita lava. De acordo com o mais recente balanço do Instituto Geográfico da Espanha, o vulcão em oito dias de erupção já lançou à superfície mais de 46 milhões de metros cúbicos de lava. A quantidade já ultrapassa em apenas uma semana o material que saiu da cratera da erupção do Teneguía, na mesma região, em 1971.

Novo rio de lava mais fluida se formou nas últimas horas e atinge mais residências em La Palma | TV CANÁRIAS/REPRODUÇÃO

Além de mais lava, a terra tremeu na região do vulcão. Até o começo da tarde desta terça-feira foram sete terremotos, sendo o mais forte com magnitude de 3,3. Os abalos se situaram a dez quilômetros de profundidade. De acordo com o instituto, a sismicidade e deformação vulcânicas estão estáveis, mas houve aumento da atividade eruptiva. O órgão salientou ainda que a nuvem de cinzas se tornou mais alta e agora atinge mais de sete mil metros de altitude.

A lava continua descendo o Cumbre Vieja de forma incessante. Os rios de magma ainda não alcançaram o mar, um temor ante a liberação de gases tóxicos no contato do material vulcânico com a água. A lava situa-se a cerca de 1.200 metros do oceano, depois de passar pelos centros das localidades de El Paraíso e Todoque.

Os últimos dados do Sistema Copernicus, a partir de monitoramento por satélites, apontam para 686 edificações atingidas pela erupção do vulcão, 589 destruídas e 97 danificadas. São 22,2 quilômetros de estradas afetadas ou totalmente destruídas. Os fluxos de lava cobrem um total de 258 hectares, extensão comparável a 315 campos de futebol.

O porta-voz do Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan), David Calvo acredita que o vulcão de La Palma entrou numa fase efusiva. Isso significa que haverá menos explosões e o cone principal terá menos proeminência. Assim, a expulsão da lava, que agora está mais viscosa, concentra-se numa boca que fica fora do cone. A nova lava é do tipo havaiana, mais fluída e com maior capacidade de movimento, disse.

O novo rio de lava sai de uma pequena cratera que emite menos cinzas e menos piroclastos do que o centro emissor principal e embora seja difícil para ela formar seu próprio cone, ela emite um “impressionante” jato de lava, disse o Involcan. Nessa boca eruptiva sempre saiu mais lava fluida, entretanto desde o final da segunda-feira ela começou a vomitar lava sem parar. O fato de a lava ser mais fluida faz com que ela tenha mais capacidade de se mover e ocupar terrenos, e por ser menos densa e rápida facilitará a chegada ao mar.

A erupção é a primeira em La Palma desde outubro de 1971, quando o vulcão Teneguia expeliu lava durante três semanas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do Arquipélago das Canárias. No seu ponto mais próximo com a África, dista 100 quilômetros do Marrocos. As Canárias estão a 460 quilômetros da ilha da Madeira, em Portugal, e a 1.428 quilômetros da Ilha do Sal, em Cabo Verde.

A atividade vulcânica na parte Sul da ilha de La Palma já dura pelo menos 125.000 anos e formou o vulcão conhecido como Cumbre Vieja, ou também simplesmente como Dorsal Sur. Apesar de serem estruturas diferentes, o Cumbre Vieja pode fazer parte do vulcão Taburiente. O Cumbre Vieja entrou em erupção em 1971, 1949, 1712, 1677, 1646 e 1585.

É o vulcão mais ativo das Ilhas Canárias. As erupções ocorreram em intervalos de 20-60 anos. Exceção foi a notável dormência de 237 anos entre 1712 e 1949. Cientistas especulam que a enorme erupção de seis anos na vizinha Ilha de Lanzarote, em 1730, induziu a longa dormência em Cumbre Vieja de mais de dois séculos até 1949.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE