Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Erechim tem gestão fiscal de excelência, segundo Índice Firjan 2022

Erechim atingiu a pontuação de 0.8706 considerado de excelência, ficando em 85a posição no Estado e 569a no Brasil.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
13/11/2023 18:32 – atualizado há 17 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O município de Erechim tem uma gestão fiscal de excelência, segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF 2022). Os dados foram divulgados, neste mês de novembro e avaliam as contas de 5.240 cidades, onde vive 97,1% da população brasileira. Erechim atingiu a pontuação de 0.8706 considerado de excelência, ficando em 85a posição no Estado e 569a no Brasil.

O IFGF é composto por quatro indicadores, que assumem o mesmo peso para o cálculo do índice geral: no IFGF Autonomia (capacidade de financiar a estrutura administrativa), Erechim alcançou a nota máxima (1.000); em IFGF Gastos com Pessoal (grau de rigidez do orçamento), atingiu a nota (0,8477) de excelência; em IFGF Investimentos (capacidade de gerar bem-estar e competitividade), também chegou a nota máxima (1.000); e em IFGF Liquidez (cumprimento das obrigações financeiras), ficou com a nota (0.6346) considerada boa gestão. No geral, o IFGF 2022 ficou com a pontuação de (0.8706) classificada como gestão fiscal de excelência.

O índice é inteiramente construído com base em resultados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras. Essas informações são disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

A secretária da Fazenda, Ana Oliveira, afirma que o município avançou alguns pontos de 2021 para 2022, no geral. “Saímos de uma pontuação de 0.8683, em 2021, para 0.8706, em 2022. E no mesmo período, de 2021 para 2022, conseguimos manter a pontuação máxima em Autonomia, aumentamos muito no indicador Investimentos, mantivemos a excelência em gastos com pessoal, e saímos da excelência para boa gestão em liquidez, mas no geral, ainda, somos uma administração que faz gestão pública de excelência”, ressalta a secretária, Ana Oliveira.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, parabenizou todos os servidores e secretários pelos resultados na gestão fiscal do município. “Estes números mostram o resultado de uma construção coletiva, muita transparência com o dinheiro público, trabalho que prioriza o desenvolvimento humano, social, econômico e cultural do município, sempre buscando serviços públicos eficientes para a população”, afirma o prefeito Polis.




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE