Erechim reforça em Brasília a defesa pela pavimentação da BR-153 e o avanço de projetos municipais

Comitiva entrega relatório técnico à Bancada Gaúcha e realiza agendas em ministérios federais.

Por Comunicação PME Publicado em 16/10/2025 10:18 - Atualizado em 16/10/2025 10:24

O trecho de 68,4 quilômetros da BR-153 (Transbrasiliana), entre Erechim e Passo Fundo, é aguardado há mais de 55 anos pela comunidade regional. Conhecida como “a rodovia de todos”, a pavimentação da via tem mobilizado lideranças políticas, empresariais e comunitárias, que defendem sua inclusão como prioridade no orçamento federal.

Nesta terça-feira (14), em Brasília, o Comitê Pró-BR-153, composto por representantes da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e da Associação de Municípios do Planalto (AMPLA), participou de reunião com a Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, para solicitar a destinação de emendas parlamentares que viabilizem o início da obra.

Durante o encontro, foi entregue um relatório técnico e político reunindo manifestações de entidades, lideranças de classe e comunitárias, apresentado pelo secretário de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública de Erechim, Jackson Arpini.

“A pavimentação da Transbrasiliana é uma pauta que simboliza o desenvolvimento regional. Ela ultrapassa fronteiras municipais e se consolida como um eixo estratégico de integração e competitividade para todo o Norte do Estado. A presença unida das lideranças em Brasília mostra que estamos prontos para transformar essa reivindicação histórica em realidade
”, destacou Arpini.

Além da entrega do relatório, a comitiva distribuiu folders e camisetas com a mensagem de união regional: “BR-153, Transbrasiliana: a rodovia de todos”.

Reivindicação histórica e avanços recentes


A pavimentação da BR-153 vem sendo tratada como prioridade pelas lideranças regionais. Em setembro, uma comitiva integrada pelo vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, esteve em audiência com o ministro dos Transportes, Renan Filho, que sinalizou a possibilidade de liberação de recursos federais caso haja a destinação de emendas parlamentares. Em julho, o DNIT entregou à região a portaria que aprova oficialmente o projeto da obra.

A expectativa agora é que, nas próximas semanas, os parlamentares confirmem a inclusão da BR-153 entre as prioridades que receberão recursos da Bancada Gaúcha.

Outras agendas em Brasília


Aproveitando a estada na capital federal, o secretário Jackson Arpini cumpriu uma série de agendas nos dias 14 e 15, acompanhado do assessor parlamentar Carlos Farikoski.

Entre os compromissos, estiveram encontros na Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA), no Ministério da Integração Nacional e no Ministério das Cidades, para tratar de projetos do município de Erechim que tramitam na esfera federal.

No Ministério das Cidades, Arpini foi recebido pelo Coordenador-Geral de Fomento à Mobilidade Urbana, Ricardo Carraro, e pelo Diretor de Infraestrutura da Mobilidade Urbana, Marcell Alexandre de Oliveira, para dialogar sobre o Programa Avançar Cidades. O programa contempla propostas voltadas à mobilidade urbana, transporte coletivo, intervenções urbanísticas e sistemas semafóricos inteligentes.

“É fundamental que Erechim esteja presente e acompanhando de perto as oportunidades abertas pelos programas federais. São iniciativas que fortalecem a mobilidade urbana, o planejamento e o desenvolvimento da cidade em diversas áreas”, avaliou Arpini.

O secretário também visitou parlamentares federais para tratar dos prazos de pagamento de emendas destinadas a Erechim, em áreas como saúde, agricultura, turismo e educação.

Fotos: Divulgação/Comunicação PME