Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Erechim recebe quantitativo insuficiente de vacinas coronavac para 2ª dose contra Covid-19

O Comitê Covid definiu por unanimidade por imunizar as pessoas com a data da primeira aplicação na Carteira de Vacinação mais antiga.

Central de Conteúdo/AU Online
por  Central de Conteúdo/AU Online
23/04/2021 13:18 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na manhã desta sexta-feira (23) o Comitê Covid esteve reunido para tratar assuntos relacionados ao cenário da Covid-19 em Erechim. A reunião semanal foi conduzida pelo vice-prefeito, Flávio Tirello, pela secretária de Saúde, Eclesan Palhão e pelo secretário Geral de Governo, Edgar Marmentini. Entre as pautas abordadas destaque para um novo lote de vacinas da AstraZeneca e CoronaVac que chegam nesta sexta-feira ao município.

Ascom

Conforme explica a secretária de Saúde, como o município recebeu um quantitativo de somente 420 doses do imunizante CoronaVac do Instituto Butantan para a segunda aplicação, o Comitê Covid definiu por unanimidade por imunizar as pessoas com a data da primeira aplicação na Carteira de Vacinação mais antiga. Importante destacar que, conforme regra técnica, o município não tem autonomia para ter reserva técnica de vacinas para a segunda dose.

“Temos cerca de 2 mil pessoas que já estão na data de receber a segunda dose e, como o repasse do Governo do Estado é insuficiente para o nosso público, essas 420 doses serão aplicadas através de agendamento. Desde essa manhã estamos entrando em contato por telefone com as pessoas e agendando a vacinação para amanhã, sábado (24). Essa opção é no sentido de evitar que as pessoas se dirijam até a Central de Vacinação e não sejam imunizadas, devido ao número limitado de doses enviadas pelo Governo do Estado”, explica Eclesan.

Ainda, os integrantes do Comitê Covid ressaltaram que não existe nenhum estudo científico de que exista prejuízo imunológico se houver um atraso na aplicação da segunda dose. A Nota Técnica do Ministério da Saúde reforça que mesmo com atraso, a segunda dose deve ser realizada.

Vale destacar, que a Central segue imunizando neste sábado (24) idosos de primeira dose com 60 anos completos ou mais, além da segunda dose da vacinas da Oxford/AstraZeneca da Fiocruz. Desse imunizante, o município recebeu 1.710 doses para primeira e segunda aplicação.

A Central fica localizada na Rua Júlio Trombini, 634, Bairro Três Vendas, antiga Fundação Cotrel, com funcionamento de segunda à sábado, das 8h às 14h de forma permanente, sem necessidade de agendamento prévio.

Documentação:

- Comprovante de residência

- CPF

- Identidade

- Cartão do SUS

- Carteira de vacinação

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE