Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação PM Erechim
Cidade

Erechim realiza primeiro Levantamento do Índice Rápido do mosquito da dengue

Aproximadamente 35 agentes de endemias estão percorrendo os bairros da cidade para coletar informações sobre a proliferação do mosquito.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
12/01/2024 11:19 – atualizado há 35 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O município de Erechim deu início na segunda-feira (8) ao primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 para identificar o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela na cidade.

A ação, que acontece durante toda a semana, é realizada pela Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do município. Aproximadamente 35 agentes de endemias estão percorrendo os bairros da cidade para coletar informações sobre a proliferação do mosquito. Os indicadores nortearão as estratégias e ações de combate ao mosquito, visando a prevenção das doenças por ele transmitidas.

A previsão é que os resultados do levantamento sejam divulgados na segunda quinzena de janeiro, fornecendo uma visão abrangente sobre a situação do município em relação à presença do Aedes aegypti. Esses dados irão orientar medidas específicas e eficazes para o controle da infestação.

Divulgação PM Erechim

Além dessa medição, Erechim possui diversas atividades permanentes durante todo o ano. Os agentes de endemias percorrem constantemente os bairros da cidade atuando no controle de focos do mosquito e os criadouros predominantes.

Divulgação PM Erechim

A secretária de Saúde, Éclesan Palhão ressalta que é fundamental a comunidade permanecer vigilante. “Mesmo com todas as medidas promovidas pelo Governo Municipal, a população deve ficar atenta e realizar as ações de prevenção para coibir a proliferação do mosquito nas residências, que são os locais predominantes de focos, pois devido a altas temperaturas e chuvas a disseminação do Aedes aegypti aumenta significativamente, todos devem semanalmente revisar seus quintais, pátios e qualquer outro lugar que tenha água parada”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE