Erechim realiza o 1º Seminário da Atenção Primária à Saúde com foco no cuidado integral e humanizado

Evento reúne profissionais, gestores e consultores do Ministério da Saúde para discutir os novos caminhos da Atenção Primária e fortalecer o cuidado centrado nas pessoas.

Por Comunicação PME Publicado em há 8 horas

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no dia 3 de novembro, o 1º Seminário da Atenção Primária à Saúde, com o tema “Onde o cuidado começa: caminhos da Atenção Primária em Saúde”.

O encontro acontece das 13h às 17h, no Centro Cultural 25 de Julho, e reunirá profissionais da rede municipal, gestores, acadêmicos e convidados para um momento de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento das práticas de cuidado em saúde no município.

A programação inicia às 13h, com a abertura oficial, composição da mesa de autoridades e as boas-vindas aos participantes. Na sequência, haverá uma apresentação artística e cultural do grupo musical formado por servidores da Secretaria de Saúde de Erechim.

Às 14h, acontece a mesa-redonda “O cuidado que transforma: os novos rumos da Atenção Primária no Brasil”, com a participação dos consultores do Ministério da Saúde Carlos Pilz, Ledi da Silva e Christianne Oliveira.

O debate terá como foco a apresentação dos novos indicadores da Atenção Primária, seus significados e como fortalecem o modelo de cuidado integral, territorial e centrado nas pessoas.

Após o coffee break, às 15h, o seminário retoma as atividades com a palestra “Modelos de cuidado e a potência da Atenção Primária”, ministrada pela médica Fernanda MelchiorAssessora Técnica no Núcleo de Qualidade do Cuidado e Gestão da ClínicaDiretora de Atenção à Saúde (2023-2024) e Médica de Família e Comunidade na Prefeitura de Florianópolis.

A palestra abordará os fundamentos e diretrizes do modelo de cuidado da Atenção Primária, destacando a importância do trabalho em equipe, do vínculo com o território e da coordenação do cuidado no SUS.

encerramento está previsto para as 16h30, com a síntese dos debates, agradecimentos e encaminhamentos.

O secretário de Saúde, Vianei Mueller, destaca a relevância da iniciativa. “A Atenção Primária é o coração do SUS e o ponto onde o cuidado realmente começa. Esse seminário é um momento para refletirmos sobre nossas práticas, qualificarmos o trabalho das equipes e reafirmarmos o compromisso de cuidar das pessoas com acolhimento, vínculo e resolutividade”, enfatiza o secretário.