Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Erechim: Programa fomenta alimentação saudável e valoriza a vida rural

Agricultoras da Associação de Mulheres Rurais de Erechim receberam kit com sementes que será distribuído para 42 comunidades rurais do município

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
25/10/2022 18:29 – atualizado há 12 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar e o Escritório Municipal da Emater RS Ascar, promoveu, na segunda-feira (24), encontro com agricultoras familiares da Associação de Mulheres Rurais de Erechim, no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, para refletir e comemorar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro. Na ocasião, as mulheres do campo receberam sementes crioulas de diferentes tipos de alimentos, legumes e verduras, para serem cultivados na horta de casa.

No evento, estiveram presentes o prefeito, Paulo Polis, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, chefe do Escritório Municipal da Emater/RSAscar, Adriano Szynkaruk, a extensionista Rural Social, Renata Bombana, e representantes do Banrisul.

Entre os assuntos abordados estão a importância da alimentação saudável por meio da diversidade dos alimentos cultivados em casa; e o projeto de resgate de receitas das famílias, repassados de geração a geração e que vai se transformar em uma coletânea de receitas. Em seguida, foi apresentado o Programa Sementes do Banrisul e realizada a entrega de sementes crioulas de diferentes tipos de alimentos para serem cultivados na horta de casa, como rúcula, rabanete, alface, melancia, morango, abobrinha.

Extensionista Rural Social, Renata Bombana

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, ressaltou a importância da agricultura familiar na produção de alimentos saudáveis e que Erechim foi o primeiro município do Brasil a cumprir a legislação federal que determina a compra de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar, na sua primeira gestão de prefeito. “Alimentação saudável sempre foi tema central da nossa gestão pública”, disse.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, disse que a agricultura familiar é fundamental para segurança e soberania alimentar, e que o Programa Sementes do Banrisul é um projeto importante neste sentido.

“Este programa, que vai ter o acompanhamento da Emater, vai estimular o cultivo diversificado de alimentos nas 42 comunidades rurais de Erechim, o consumo de alimentos saudáveis e a possibilidade de vender a produção excedente, trazendo mais renda às famílias do campo, valorizando a vida no meio rural”, observa o secretário.

Por fim, cada representante levou um kit com as sementes crioulas de legumes, verduras e trigo, para ser, posteriormente, divididas e distribuídas nas comunidades em que moram.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE