Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Erechim novamente com saldo positivo de empregos

No ano, foram mais de 1300 novos postos de trabalho. Quarto mês consecutivo contratando mais do que demitindo.

Assessoria
por  Assessoria
30/09/2022 08:31 – atualizado há 8 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Mais empregos, novamente. O município de Erechim gerou mais postos de trabalho formal com carteira assinada do que demitiu no mês de agosto, pelo quarto mês consecutivo, ficando com saldo positivo de 20 vagas, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), publicados nesta quinta-feira (29). Das cinco áreas pesquisadas, indústria, comércio e serviços ficaram positivas e construção civil e agropecuária, com saldo negativo. Desta forma, Erechim fecha os primeiros oito meses do ano com a geração de 1335 novos empregos de trabalho formal.

Contratações e demissões

O desempenho geral do mês de agosto foi positivo, foram abertas 20 vagas formais, sendo o destaque por conta do comércio, com a criação de 12 postos de trabalho formal; em segundo lugar, o setor de serviços com a geração de 8 empregos; na terceira posição vem a indústria, com a abertura de 7 empregos com carteira assinada. O saldo negativo, no mês de agosto, ficou com a construção civil e o fechamento de 4 vagas de trabalho, seguido da agropecuária, com menos 3 postos de trabalho. No geral, o município fez 1.659 contratações e 1.639 demissões, ficando com resultado geral positivo de 20 novos postos de trabalho formal.

Investe + Erechim

Importante ressaltar, afirma o prefeito, Paulo Polis, os fatores que levaram a estes sete meses com resultados positivos, que geraram mais contratações do que demissões em Erechim e 1335 novos empregos no ano. “Inicialmente, a economia do município é diversificada, abrange empresas do setor metal mecânico, metalúrgico, alimentação, têxtil, indústria de alimentos, frigoríficos, setor de serviços, comércio e agricultura. Temos 16 mil CNPJs ativos”, afirma.

Conforme o prefeito, Paulo Polis, os múltiplos projetos de desenvolvimento socioeconômico e ambiental em curso hoje no município, por meio do programa Investe + Erechim, e a agilidade nos serviços públicos, contribuem muito para manter o pleno emprego em Erechim.

Capacitação profissional gratuita

“O projeto Qualificar + Erechim tem cursos de costura, mercado digital, elétrica predial, elétrica industrial, mecânica e elétrica automotiva, tecnologia da informação, solda mag e mig, arame tubular, básico em usinagem CNC, autocad e solidworks, eletricidade industrial, modelagem industrial em audaces e programa e controle de produção. São muitas áreas de qualificação permanente e gratuitas oferecidas para a capacitação profissional. A previsão é que, em 2022, a qualificação passe de 500 trabalhadores ”, disse.

Aprovação de projetos

A agilidade e eficiência na aprovação de projetos para construção civil, por parte da Prefeitura de Erechim, é outro aspecto que contribuiu muito para geração de novos empregos. “O município autorizou, em 2021, 1443 projetos residenciais e empresariais; e de janeiro a agosto de 2022, foram liberadas 936 obras que resultaram, nestes 20 meses, numa média de 118 autorizações por mês de novas edificações”, destaca.

Desta forma, afirma o prefeito, Paulo Polis, esta agilidade e eficiência na liberação dos projetos significa que Erechim tem, hoje, 2379 obras em construção, regularização ou desmembramento. “Estas aprovações de projetos impactam diretamente na contratação de serviços, venda de materiais elétricos, hidráulicos, cimento, ferro, areia, brita, pedras, acabamentos, móveis, contratação de serviços, e contribuem diretamente para manter os níveis positivos de empregabilidade”, afirma o prefeito.

Além disso, o prefeito Paulo Polis, enfatiza que há, ainda, todas as ações públicas estruturantes que permitem a cidade crescer economicamente sem perder de vista o bem-estar da população. “Abrimos centenas de vagas em escolas, estamos fazendo investimentos em saúde pública, cirurgias, nova UBS Progresso, no ginásio municipal, na sede do CEJA, terminando o novo Distrito Industrial Norte, instalando a usina de asfalto quente e a usina fotovoltaica, requalificando o Longines e construindo o Parque do Arvoredo, e vamos fazer em outubro o Feirão do Emprego, no dia 22 de outubro”, disse.

No ano

Em janeiro, Erechim ficou com saldo positivo e gerou 71 vagas de trabalho com carteira assinada; seguido também do mês de fevereiro, com saldo positivo de 450 vagas; março, criou 303 empregos formais; abril, diferente dos outros meses do ano, houve maior número de desligamentos do que contratações, saldo negativo de 7 vagas; maio duas vagas positivas; e junho, com saldo positivo de 152 novos postos de trabalho; julho foi o segundo mês do ano que mais criou empregos formais 339 vagas; agosto, também ficou com saldo positivo e gerou 20 postos de trabalho formal. Nestes nove meses de 2022, Erechim criou 1335 novos empregos com carteira assinada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE