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Cidade

Erechim: Mais progressos na digitalização dos serviços públicos municipais

A implementação do módulo digital para inventário de bens já está causando mudanças significativas

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
30/08/2023 08:52 – atualizado há 36 segundos
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Os servidores da Diretoria de Patrimônio e Administração Geral apresentaram, aos integrantes do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, na manhã desta terça-feira (29), no Salão Nobre, os avanços da implantação do módulo digital utilizado para fazer o inventário dos bens do município, que faz parte da Transformação Digital da Prefeitura de Erechim.

Segundo a diretora Patrimonial da Administração, Greice Fernandes Sulkovski, e o chefe da Divisão de Controle Patrimonial, Fabiano Moreira, faz dois meses que o módulo está em funcionamento. “Está sendo muito positivo, o módulo facilitou o trabalho é um avanço tecnológico. Este é o primeiro ano de adaptações, mas os resultados jã são ótimos, e o módulo já está cobrindo as deficiências que tinham no processo manual”, ressaltam eles.

A prefeitura tem cerca de 70 mil itens de patrimônio e todo o processo anterior era feito de maneira manual. “Antes se imprimia a lista de bens e conferia individualmente cada um deles, algumas listas de bens chegavam a ter mais de 100 páginas. E tudo era feito manualmente o que resultava em descrições erradas dos bens, esquecimento de itens, letras ilegíveis, um relatório incompleto, que daria problemas logo ali na frente, porque no fim do processo dava muita diferença”, explicam.

Conforme os servidores, o inventário digital está iniciando do zero e está utilizando a tecnologia da System. “O módulo funciona, mas precisa de alguns ajustes. Na auditoria, para ser eficiente, os bens do local tem que estar de acordo com os relacionados no sistema. Por isso que neste processo é importante ter metodologia de trabalho e pessoas comprometidas com o que se está fazendo. Uma das vantagens é que o inventário digital atualiza os bens em tempo real”, observam

Um dos pontos que precisam melhorar na coleta de dados é que o sistema só funciona on-line. “Quando não há sinal de internet o trabalho fica prejudicado, então, o objetivo é criar um módulo que opere em off-line para estes casos”, comentam eles.

Os servidores ressalta que a implantação do inventário digital, assim como a informatização dos serviços públicos da Prefeitura de Erechim, envolve mudanças de hábitos e culturais. “E, por isso, é muito importante a colaboração dos servidores, secretários em todo este processo, porque são milhares de itens e o patrimônio é protegido por lei, em caso de não ser localizado pode haver sindicâncias”, afirmam.

A Transformação Digital é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança, Gabinete de Transformação Digital, Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, com o trabalho integrado de secretários, servidores e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).

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