Erechim integra projeto nacional para fortalecer cuidados em saúde mental
Município participa do 1º Ciclo Formativo do projeto ‘Nós na Rede’, com foco na qualificação de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial
A Rede de Atenção Psicossocial de Erechim iniciou, na última semana, sua participação no projeto ‘Nós na Rede’, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz Brasília, voltada ao fortalecimento do cuidado em saúde mental por meio da educação permanente.
Selecionado para o 1º Ciclo Formativo, o município contará com uma carga horária de 120 horas de atualização, destinada aos profissionais da rede de saúde mental, em uma combinação de encontros presenciais e atividades online.

O curso é estruturado em dois eixos principais:
- Atenção às pessoas com uso prejudicial de álcool e outras drogas, com foco na redução de danos e no enfrentamento ao estigma;
- Cuidado a pessoas em sofrimento psíquico e em conflito com a lei, priorizando o cuidado em liberdade e a articulação intersetorial.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Vianei Mueller, a formação contínua reafirma o compromisso de Erechim com uma política de saúde mental pública, antimanicomial e centrada nas pessoas. “Investir em qualificação permanente é garantir que nossas equipes estejam cada vez mais preparadas para oferecer um cuidado humanizado, resolutivo e alinhado às melhores práticas. Erechim tem compromisso com o desenvolvimento e com a defesa de uma saúde mental pública, acessível e de qualidade”, enfatiza.