Erechim entre os municípios que assinam início de obras do Programa Desassorear RS

Projeto estadual visa reduzir riscos de alagamentos com limpeza de arroios e rios; cerimônia reuniu 23 cidades em Porto Alegre

Por Redação/Ascom Sedur Publicado em 09/07/2025 21:36 - Atualizado em 09/07/2025 21:55

O município de Erechim está entre os 23 municípios gaúchos que assinaram, nesta quarta-feira (9/7), as ordens de início de serviço do programa Desassorear RS, durante cerimônia realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), em Porto Alegre.

O programa tem como objetivo promover o desassoreamento de pequenos rios e arroios, melhorando o escoamento da água e reduzindo o risco de alagamentos em períodos de chuva intensa.
A iniciativa integra o Plano Rio Grande, liderado pelo governador Eduardo Leite, que busca reconstruir e tornar o Estado mais resiliente frente aos eventos climáticos extremos.

Com investimento total de R$ 300 milhões, oriundos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), o Desassorear RS já tem 85 frentes de trabalho ativas em 62 municípios e 49 projetos finalizados em 26 cidades. A estimativa é que já tenham sido retirados 1,4 milhão de metros cúbicos de sedimentos, o que, segundo o secretário Marcelo Caumo, equivale a uma fila de caminhões com mais de 620 quilômetros de extensão.

“Os relatos do impacto na vida das comunidades evidenciam a importância da decisão do governo de investir recursos para atender a essa demanda”, destacou Caumo.

Participação das prefeituras

As prefeituras são responsáveis por identificar e cadastrar os trechos prioritários para as intervenções, especialmente em áreas com maior vulnerabilidade a enchentes. A prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, que falou em nome dos demais municípios.

Municípios que assinaram a ordem de serviço em 9 de julho:

Erechim, Barão, Cacique Doble, Caiçara, Caraá, Entre Rios do Sul, Glorinha, Gramado Xavier, Guaporé, Itati, Jaboticaba, Lajeado, Mampituba, Morrinhos do Sul, Nova Prata, Nova Santa Rita, Rio Grande, Sagrada Família, Salvador do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santo Expedito do Sul, Vale Real e Vitória das Missões.