Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Erechim: “É um bom negócio vender para o Poder Público”

Essa foi a afirmação da Diretora de Compras e Licitações, Roberta Bonatti, na palestra desta terça (25) na Incubadora Tecnológica, que apresentou os principais objetos e serviços adquiridos pelo Município, bem como a forma de participar deste processo

PM de Erechim
por  PM de Erechim
27/10/2022 11:56 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Como vender para o Poder Público? E por que é bom fazer negócios com a Prefeitura de Erechim? Esses foram alguns dos assuntos abordados na palestra sobre compras públicas realizada pela Diretora de Compras e Licitações, Roberta Bonatti, na noite de terça, dia 25/10/2022, na Incubadora Tecnológica. 

O evento foi promovido pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e Sala do Empreendedor com apoio da Secretaria de Administração.

Na abertura, a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Berenice Didoné, destacou a importância das empresas e fornecedores se manterem sempre próximos do Poder Público. “A Prefeitura de Erechim é parceira das empresas e estamos aqui para atender vocês”, disse.

Em seguida, a secretária adjunta da Administração, Aline da Costa, agradeceu a oportunidade para falar sobre negócios com o município.

“Esta é uma oportunidade para micro e pequenas empresas entenderem os processos públicos, serem fornecedoras, e fortalecerem os seus empreendimentos”, disse.

Segundo a diretora, Roberta Bonatti, a palestra teve como objetivo geral aproximar o Poder Público e os fornecedores.

Principais objetos

Entre os principais objetos e serviços, explica Roberta, que o Município costuma comprar, estão material de expediente, higiene e limpeza, copa e cozinha, gêneros alimentícios, material de escritório, informática, didático escolar, medicamentos, material farmacológico, hospitalar e odontológico, material elétrico e de construção, ferramentas, peças para veículos e serviços de consertos de veículos.

“Estes são os serviços e objetos mais comuns e frequentes adquiridos pela prefeitura, em média, de seis em seis meses”, comenta.

Formas de vender

Conforme a Diretora, há basicamente duas formas de se comprar pelo Poder Público. “O processo de compra pode se dar via licitação ou compra direta. É muito importante ressaltar que a regra geral para comprar é sempre o processo de licitação e não a dispensa”, afirma.

Dicas

A diretora Roberta deu dicas importantes sobre o processo de venda ao setor público. 

“As empresas precisam manter os documentos atualizados, as negativas fiscais sempre em dia, buscar referências de preços no mercado para participar da licitação, ter uma base de preço para oferecer o seu item e, assim, ter maior êxito em suas vendas”, observa.

Capital de giro

Além disso, observa ela, as empresas têm que ter sempre um capital de giro disponível para que entre o período de entrega e recebimento do valor da mercadoria ou prestação dos serviços elas possam se manter. Ou seja, uma reserva para que possam comprar e entregar para depois receber.

“Ao participar da licitação, as empresas têm que ter noção da sua realidade, até onde elas podem chegar num valor, evitar entrar em disputas mais acaloradas, baixar demais o preço, e depois ter dificuldade de fornecer o material ou serviço nas condições ofertadas. Isso porque, se não entregarem os itens de acordo ou não prestarem os serviços nos moldes contratados estarão sujeitas a aplicação das penalidades previstas na Lei”, destaca Roberta.

Vantagens

Ela expôs as vantagens que as micro e pequenas empresas têm ao vender para o Município, previstas em lei. “Aliás, temos licitações exclusivas só para estas empresas”, afirma.

Garantia de receber o pagamento

A diretora também desmistificou a ideia de que o Poder Público não paga direito. “Não temos histórico no Município de Erechim de pagamentos atrasados, a realidade aqui é pagar dentro dos prazos estipulados”, afirma.

O fornecedor tem prazo, previsto em Edital, para receber entre 15 e 30 dias após a entrega do objeto ou prestação dos serviços. 

“Claro, pode ser prorrogado até 90 dias, dependendo da situação. Questão importante, a garantia do fornecedor receber de acordo é muito maior no setor público do que no privado. Não há dúvidas, é um bom negócio vender para o Poder Público”, ressalta.

Como iniciar

As empresas que queiram vender para o Poder Público, comenta Roberta, precisam se inteirar de como funciona o processo de compra pelo Município. “Porque tem regras mais específicas, diferente do setor privado”, afirma.

Se cadastrar no município

Importante que os fornecedores estejam cadastrados no Município para receberem, de uma forma mais prática e direta, as oportunidades de venda. 

O cadastro pode ser feito na Divisão de Compras (telefone: 3520-7022; e-mail: compras@erechim.rs.gov.br; Av. Farrapos, n° 509, Bairro Centro).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE