Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Erechim define programação parte do Dia Estadual do Patrimônio

As atividades serão realizadas online dos dias 14 a 18 de agosto, com transmissões através da página do Facebook e Youtube da Prefeitura de Erechim

Ascom
por  Ascom
03/08/2021 16:53 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, através do Serviço de Patrimônio Histórico e Cultural e do Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font aderiu ao Dia Estadual do Patrimônio, com atividades para divulgar e promover o Patrimônio Cultural do Estado aproximando e integrando a comunidade do debate sobre preservação patrimonial. 

Conforme a chefe do Serviço de Patrimônio Histórico e Cultural, Ariane Pedrotti de Ávila Dias, a programação local foi pensada como um estimulo e valorização da área. “Desenvolvemos uma programação para resgatar as histórias e valorizar os produtores culturais da nossa região”, explica.

As atividades serão realizadas online dos dias 14 a 18 de agosto, com transmissões através da página do Facebook e Youtube da Prefeitura de Erechim. 

Confira a programação:

Sábado (14/08), 19h

Cerimônia de Abertura

Divulgação da plataforma “Erechim na Palma da Mão”

Domingo (15/08), 19h


Apresentação do curta “Luz em Barro”

Pesquisa histórica realizada e registrada pelo Museu Municipal Irmã Celina Schardong, de Gaurama-RS, dirigida por Gládis Wolf, Elisiane Gnovatto e Luiz Levandovski.

Segunda-feira (16/08), 19h


Palestra “Da Igreja Matriz à Catedral: a história da demolição que marcou Erechim” com Cleiane Maria Moretto.

Terça-feira (17/08), 14h


Oficina "Primeiras noções de limpeza e acondicionamento de documentos" com Débora Clasen de Paula e Caroline Rippe de Mello.

Terça-feira (17/08), 19h


Palestra “Arqueologia e povoamento pré-colonial do Alto Uruguai” com Fabricio J. Nazzari Vicroski

Quarta-feira (18/08), 14h


Palestra “Potencialidades de ensino a partir dos arquivos históricos” com André Fabrício Ribeiro e Vania Maria Barboza.

Quarta-feira (18/08), 17h


Roda de conversa “O Patrimônio Cultural e as mídias sociais” com Jorge Luis Stocker Jr, Mariana de Toledo Amaral e Daiane Amaral Costa.

O coordenador do Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font, Henrique Trizoto destaca que as atividades são direcionadas a todos interessados na área. “Queremos valorizar e desenvolver os assuntos de forma didática, para atrair não só as pessoas da área, mas toda comunidade”, pontua.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Neidmar Alves exaltou a iniciativa da equipe em fazer parte das atividades que marcam a data em todo Estado. “Tendo como tema a Educação Patrimonial, entendo a representatividade histórica e a riqueza do patrimônio cultural de Erechim. É de fundamental importância construirmos legado resgatando e valorizando está área”, finaliza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE