Erechim decreta Luto Oficial pelo falecimento de João Chagas Leite
Reconhecido por sua trajetória de mais de cinco décadas dedicadas à música tradicionalista, o artista que residia atualmente em Erechim, deixa legado marcante à cultura do Rio Grande do Sul.
A Prefeitura de Erechim decretou Luto Oficial de três dias (11, 12 e 13 de novembro de 2025) pelo falecimento nesta terça-feira (11), do cantor e compositor João Chagas Leite, um dos grandes nomes da música nativista gaúcha. O decreto Nº 6.052/2025 foi assinado pelo prefeito Paulo Polis, em reconhecimento à relevância artística e cultural do músico, que faleceu em Erechim aos 80 anos.
Natural de Uruguaiana, João Chagas Leite construiu uma trajetória admirável, marcada pela autenticidade e amor à tradição gaúcha. Com mais de 300 composições em seu repertório, conquistou 13 primeiros lugares em festivais nativistas, além de duas vitórias consecutivas na Tertúlia Musical Nativista, consolidando seu nome entre os grandes representantes do gênero.

Mesmo enfrentando uma deficiência física na mão esquerda, o artista superou as limitações com determinação e talento, aprendendo a tocar violão de forma invertida e, posteriormente, com o uso de dedal — símbolo de sua força e paixão pela música.
Atualmente, morando em Erechim, João Chagas Leite levava consigo o amor pelo Rio Grande do Sul e pelo tradicionalismo, sempre com dedicação à família e à valorização da cultura regional.
Homenagens
Com o decreto de Luto Oficial, a Administração Municipal presta homenagem e expressa seu profundo pesar pela perda de um artista que marcou gerações e engrandeceu a identidade cultural gaúcha.
O velório do artística acontece em Erechim, na Funerária Passuello. A despedida ocorrerá nesta quarta-feira (12), às 9 horas, seguindo logo após para o Cemitério Municipal Pio XII.