Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Erechim/Divulgação
Cidade

Erechim cria mais de 1500 novos postos de trabalho em 2023

O setor de serviços foi o que mais contratou, em setembro, com a geração de 344 postos de trabalho formal

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
01/11/2023 10:26 – atualizado há 2 minutos
Continua depois da publicidadePublicidade

Entregar serviços públicos que façam a cidade avançar e promovam o desenvolvimento humano, social e econômico. Esse é o resultado do processo de modernização da Prefeitura de Erechim, que está fazendo investimentos em áreas estratégias, administração, saúde, educação, infraestrutura, qualificação profissional, cultura e lazer, e gerando expectativa de vida para a população.

Destaque para serviços

Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), das cinco áreas pesquisadas, quatro ficaram positivas, sendo elas, serviços, indústria, comércio, agropecuária, e uma negativa, a construção civil. O setor de serviços foi o que mais contratou, em setembro, com a geração de 344 postos de trabalho formal; em segundo lugar aparece a indústria, com 73 empregos; em terceiro, comércio, com 41 empregos formais, e em quarto lugar agricultura com dois novos empregos. Somente a construção civil ficou negativa, com 29 demissões. No geral, Erechim realizou 1.888 admissões e 1.457 demissões, resultando em 431 novos empregos com carteira assinada em setembro. No acumulado do ano, foram gerados 1547 novos postos de trabalho, sendo oito meses positivos e, somente, um negativo.

Força de tração

O prefeito, Paulo Polis, disse que a força de tração do município está estruturada na diversificação das empresas, no empreendedorismo da população, nas parcerias público-privadas, e no comprometimento do Poder Público com o desenvolvimento socioeconômico. “Erechim tem 16,5 mil CNPJs ativos, são micro, pequenas, médias e grandes empresas, na indústria (15.169 trabalhadores), serviços (12.791), comércio (8.319), construção civil (1.715), agricultura (209), isto é, matriz econômica plural e muito produtiva, com 38.203 pessoas empregadas sem contar o Poder Público”, explica o prefeito.

De outro lado, destaca o prefeito Polis, o Poder Público, através dos serviços públicos, é outro dínamo do desenvolvimento humano e econômico.

“Em 33 meses de gestão, por exemplo, a Prefeitura de Erechim aprovou 3747 projetos para construção civil, mais de 100 projetos aprovados por mês, resultando em mais de 1 milhão de metros quadrados para este setor, a construção de pavilhões comercias e industriais, novos prédios, o sonho da casa própria sendo realizado, ampliação de empresas, isso significa que a roda da economia está girando”, afirma o prefeito Polis.
“Ao longo de todo o ano, a prefeitura promove cursos de qualificação profissional aos trabalhadores e capacitação aos empresários, com missões empresariais a grandes feiras nacionais em outros estados. Além disso, já foram feitos quatro feirões de emprego, que oportunizaram mais de 4 mil vagas de trabalho, facilitando o contato de quem quer contratar e quem precisa trabalhar. Muitas destas vagas ainda precisam ser preenchidas”, ressalta Polis.

De acordo com Polis, os investimentos em áreas estratégicas, por exemplo, saúde e educação, são pilares fundamentais para todo o desenvolvimento do município.

“Inauguramos quatro novas escolas e abrimos mais de 3 mil vagas, tudo isso em três anos, e pretendemos criar mais mil novas vagas ano que vem. Inauguramos a UBS do Bairro Progresso que vai atender mais de 20 mil pessoas”, enfatiza ele.
“Vamos aplicar 54,73% do orçamento estimado de R$ 540 milhões, previsto para 2024, em saúde e educação, porque estamos cuidando da vida e investindo nas pessoas, gerando perspectivas e construindo o futuro, através dos serviços públicos entregues à população”, destaca o prefeito Polis.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE