Erechim acende alerta: baixa vacinação favorece avanço da gripe e aumenta internações por síndromes respiratórias
Cobertura vacinal está muito abaixo da meta e maioria das hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2026 foi causada pela Influenza
O avanço das doenças respiratórias em Erechim acendeu um sinal de alerta para autoridades de saúde. Enquanto a cobertura vacinal contra a gripe permanece muito abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, o município já contabiliza 27 hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) somente em 2026, sendo a Influenza responsável pela maior parte dos casos.
A preocupação aumenta especialmente entre os grupos mais vulneráveis. Embora Erechim não tenha registrado óbitos relacionados à SRAG neste ano, os números revelam um cenário que exige atenção imediata da população. A baixa procura pela vacina, principalmente entre crianças, amplia o risco de agravamento da doença e aumenta a pressão sobre a rede de saúde.
Dos 27 casos graves registrados, 16 foram provocados pela Influenza, quatro pela Covid-19, cinco por outros vírus respiratórios e dois seguem em investigação. Atualmente, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha mantém um idoso internado com diagnóstico confirmado de gripe, enquanto o Hospital de Caridade registra outros quatro pacientes hospitalizados por SRAG.

Os índices de vacinação ajudam a explicar a preocupação das equipes de saúde. Até o momento, foram aplicadas 29.858 doses da vacina contra a gripe. No entanto, a cobertura dos grupos prioritários alcançou apenas 47,87%, muito distante da meta de 90% definida pelo Ministério da Saúde.
O cenário é ainda mais preocupante entre as crianças, público que registra apenas 37,47% de cobertura vacinal. Entre as gestantes, o índice chega a 55,80%, enquanto entre os idosos atinge 50,83%.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Vianei Mueller, a vacinação continua sendo a principal ferramenta para evitar complicações graves. “Estamos muito abaixo da meta, especialmente entre as crianças. A vacina não apenas reduz o risco de adoecer, mas também evita internações, complicações severas e salva vidas”, destaca.
O secretário reforça que a gripe não deve ser subestimada. “Muitas pessoas acreditam que a Influenza provoca apenas sintomas leves, mas a doença pode evoluir rapidamente para quadros graves, principalmente em idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades. Quem ainda não se vacinou precisa procurar uma unidade de saúde o quanto antes”, alerta.

A vacina contra a gripe está disponível gratuitamente para toda a população em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Erechim. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h30. A UBS Centro, instalada na antiga UPA, oferece horário ampliado, funcionando das 8h30 às 18h30 sem fechar ao meio-dia.
Para receber a imunização, basta apresentar um documento de identificação. Crianças e adolescentes também devem levar a carteira de vacinação.
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é clara: vacinar-se é um gesto de proteção individual e coletiva. Quanto maior a cobertura vacinal, menores são os riscos de internações, complicações e sobrecarga dos serviços de saúde.
Fotos: Georgia Spilka - Comunicação PME