Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Erebango completa 34 anos de emancipação no dia 11 de abril

Uma história construída e lapidada por muitas mãos. Esforços coletivos que remetem à orgulho, alegria e ao sentimento de gratidão.

Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
por  Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
08/04/2022 09:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O dia 11 de abril é um marco para a população erebanguense que celebra 34 anos de emancipação político-administrativa. Uma história construída e lapidada por muitas mãos. Esforços coletivos que remetem à orgulho, alegria e ao sentimento de gratidão.

Para o prefeito de Erebango, Valmor José Tomelero, 2022 é um momento especial, após um ano ainda mais desafiador em razão da pandemia causada pelo Coronavírus.

“Trabalhamos, desde o início de 2021, com o objetivo de reorganizarmos o município. Nosso objetivo é fazer alguns investimentos principalmente na área de geração de emprego e renda, tendo um foco inicial da agricultura, envolvendo terraplanagens e outras ações cujo reflexo, hoje, é de um investimento que ultrapassa R$ 20 milhões. Também prosseguimos a recuperação de toda a estrutura de equipamentos e está praticamente na fase de conclusão a recuperação da usina de britagem, a qual irá contribuir na melhor conservação de estradas e acessos, uma área que merece um trabalho ainda mais forte nesse ano. Esse é um dos principais compromissos da administração e iremos fazer”, reitera o chefe do Executivo municipal.

Educação: investimentos no presente com foco no futuro

Na área de educação, 2022 é marcado pelo desafio de promover um trabalho diferenciado, por meio de um projeto piloto de implementação do ensino integral na Escola 11 de Abril. “Esperamos que seja um sucesso e vamos continuar ao longo do tempo, com atividades no turno inverso ao escolar. A equipe de Educação organiza uma dinâmica que tem o objetivo de ampliar os conhecimentos de crianças e adolescentes. Do mesmo modo, iremos batalhar para que seja possível melhorar a estrutura física da instituição, sendo um suporte extra para que esse projeto tenha expansão”, afirma o prefeito.

Vale ressaltar que as melhorias, tanto na Escola 11 de Abril como na Escola de Educação Infantil Vó Alma, já podem ser observadas, a exemplo do Laboratório de Informática, o qual foi organizado com o apoio de algumas entidades e, ainda, em todas as salas de aula estão sendo instaladas centrais de multimídia, para que o grupo de professores tenha recursos para levar cada vez mais conhecimento aos alunos. “Que eles possam aproveitar o ambiente escolar e compartilhar os saberes por onde passarem”, destaca Tomelero.

Para melhorar as condições de transporte escolar, foi adquirido nos últimos dias mais um ônibus, pelo Programa Caminho da Escola, com o propósito de conceder mais segurança e conforto a todos.

Saúde: cuidados e promoção da qualidade de vida

Uma das principais conquistas obtidas no município na área da saúde, desde o ano passado, é a disponibilidade de 12 horas de atendimento à população, com ampliação do número de profissionais. “Mais médicos, mais enfermeiros, tentando fazer com que a nossa unidade trabalhe ainda mais e procure resolver a maior parte dos problemas em âmbito local, diminuindo os encaminhamentos aos hospitais da região. Uma das metas, a partir de agora, é ampliar os serviços de Odontologia, para que possamos atender cada vez melhor a população. Nesse foco, mantemos os investimentos em programas que possibilitam ações diretas à comunidade. Benefícios que se somam a resultados em qualidade de vida e bem-estar”, enaltece Tomelero.

Assistência às famílias

Como forma de estar ao lado das famílias, principalmente as que mais precisam de ajuda, e, ainda, oferecer caminhos e oportunidades de melhorar a vida dos cidadãos, a equipe da Assistência Social é outra área de destaque em Erebango. Múltiplas atividades são oferecidas, desde cursos, formações, auxílios por meio de programas do governo federal, até atenção e acompanhamento. “O êxito é perceptível. Projetos, grupos, trabalhos que fazem a diferença na vida das pessoas e agregam conhecimento”, pontua o prefeito.

Aos poucos estão sendo retomados os grupos, após um momento mais desafiador em razão da pandemia, e as expectativas são muito positivas. “Tudo isso será mantido e ampliado, para que possamos levar a cada munícipe, o melhor trabalho. Que as receitas municipais sejam devolvidas à população com serviços e ações”, enfatiza Tomelero.

Celebrar em comunidade

Como forma de receber ainda melhor todas as pessoas que necessitam de um serviço público, foi inaugurada ainda no ano passado, a sede administrativa da prefeitura. Uma casa nova com uma estrutura ampla, sede para praticamente todas as secretarias e com atendimento centralizado. 

“Queremos atender da melhor forma possível, as diferentes áreas do município. É um dos nossos compromissos como gestores. Nesse sentido, eu e o vice-prefeito, Flávio, só temos a agradecer a todas as entidades que são parceiras. Temos investimentos que pretendemos iniciar ainda neste ano, principalmente relacionados à infraestrutura, incentivo aos esportes, e muito mais. Gostaríamos também de dizer o nosso muito obrigado a todas as pessoas que nos ajudam a trabalhar. Temos esse compromisso e não mediremos esforços, durante a continuidade do nosso mandato, para que possamos entregar o município ainda melhor do que recebemos. Iremos fazer isso, com o apoio de todos”, declarou.

Por fim, Tomelero mencionou o agradecimento à Câmara de Vereadores, parceira das ações promovidas pelo Executivo Municipal e emitiu os votos para que sempre se fortaleça uma comunidade fraterna e unida em prol do desenvolvimento social e econômico.

Aliança e parceria de trabalho

Ao lado do prefeito, Valmor Tomelero, nessa missão de administrar e fazer com que Erebango conquiste um destaque cada vez maior em todo o Alto Uruguai e além da região, está o vice-prefeito Flávio Evandro Kusz. Nessa data especial de aniversário, ele aproveitou para deixar sua mensagem:

 “Parabéns Erebango e a todas as pessoas que começaram essa trajetória, aos pioneiros que acreditaram no sonho de esta terra ser cada vez mais próspera, e prosseguem com seus investimentos. Às pessoas que produzem, trabalham e fazem a diferença no nosso município. Queremos agradecer a todos que prestam serviços, trabalham conosco e nos ajudam todos os dias a tornar nossa cidade mais prospera e acreditam em um futuro melhor aos que virão e poderão fazer muito mais. O ideal é que o município seja ainda melhor de se viver. Um grande abraço, temos que comemorar muito, pois as pessoas que aqui residem, merecem. Parabéns a todos!”, reiterou Flávio.

Programação

Os próximos dias serão marcados por atividades especiais na programação Erebango - 34 anos: ‘União que reflete em conquistas’. Venha comemorar conosco!

09/04 – 9h às 17h - Feira Municipal da Saúde e Mateada - erva-mate e água quente no local

Show de Talentos Locais a partir das 14h

Local: Salão Paroquial da Igreja São Sebastião

10/04 - 7h - Apresentação dos atletas na 3ª Corrida Rústica/Caminhada da Academia 237

8h - Corrida Rústica/Caminhada da Academia 237

Local: Saída na Academia 237

11/04 – Feriado - 34º Aniversário de Erebango

9h – Carreata e apresentação das candidatas a Soberanas do Município

10h - Missa em Ação de Graças ao Aniversário do Município

Local: Igreja São Sebastião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE