Equipe do Hospital Santa Terezinha participa da Oficina das UNACONs da Região Sul

Encontro reuniu hospitais de três estados, em Porto Alegre, visando fortalecer a Rede de Atenção ao Câncer e aprimorar o cuidado aos pacientes.

Por Comunicação PME Publicado em 12/12/2025 14:58 - Atualizado em 12/12/2025 15:00

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) esteve presente na Oficina Regional das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONs) da Região Sul, realizada em Porto Alegre (RS), na quinta-feira (11). O evento reuniu representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e promoveu um amplo diálogo sobre melhorias na assistência oncológica no Sistema Único de Saúde (SUS).

Representando a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), participaram da oficina o diretor Executivo, Rafael Ayub, a coordenadora da Oncologia, Neiva Fátima Pesavento e o gerente da Medicina Diagnóstica, Renato Sansigolo. O encontro foi pensado para ouvir as experiências dos hospitais, entender como cada serviço funciona na prática e discutir melhorias que possam facilitar a vida dos pacientes que fazem tratamento oncológico na região.

As oficinas, promovidas pelo Ministério da Saúde em parceria com o A.C. Camargo Cancer Center, estão sendo realizadas em todas as regiões do país. O objetivo é aproximar os hospitais habilitados como Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONs), fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e melhorar cada etapa do atendimento, desde o diagnóstico até o início do tratamento.

O diretor Rafael Ayub reforça o impacto desse tipo de encontro para o trabalho diário. “Participar dessa oficina foi fundamental para ampliarmos nossa visão sobre a rede oncológica e avaliarmos, de forma conjunta, os desafios e aprendizados que vivenciamos no dia a dia. Esses momentos de integração fortalecem o nosso compromisso com um atendimento cada vez mais ágil, humanizado e alinhado às melhores práticas nacionais, visto que o Santa Terezinha presta um importante atendimento para toda a região do Alto Uruguai”, avalia.

Referência em atendimentos

O Hospital Santa Terezinha é referência regional e atende pacientes exclusivamente pelo SUS, desde a etapa de diagnóstico até os tratamentos de quimioterapia e radioterapia, registrando 2.300 atendimentos mensais no serviço oncológico. O hospital desempenha papel central para a população do Alto Uruguai, oferecendo cuidado integral e acompanhamento multiprofissional aos pacientes. Com o objetivo de fortalecer a saúde pública e garantir um cuidado digno, seguro e de qualidade para todos os pacientes oncológicos atendidos pelo hospital.

Fotos: FHSTE/Divulgação