Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
José Ricardo Nunes de Oliveira
Economia

Entidades e sindicatos pedem a flexibilização do comércio e do setor de serviços em Erechim

A ação das entidades de classe pedindo a volta das atividades dos principais setores da economia em Erechim começou ontem(13), com o pedido da CDL.

Assessoria
por  Assessoria
14/04/2020 17:17 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Representantes das entidades de Erechim - Fecomércio-RS, Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho, Sindicato Rural de Erechim, Sinduscon, Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, Senac Erechim, Sesc Erechim, Unindústria e Sindivest Alto Uruguai – entregaram, no início da tarde desta terça-feira(14), ao prefeito de Erechim Luiz Francisco Schmidt, um documento solicitando a flexibilização das atividades do comércio e de serviços, para que esses dois importantes setores econômicos voltem a funcionar na cidade, resguardando o distanciamento social e adotando e todas as normas de segurança e de prevenção de saúde estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No texto, elencaram diversas considerações em relação a essa flexibilização das atividades do comércio e serviços para fazer frente à pandemia do novo Coronavírus, a Covid-19, entre elas os Boletins do Comitê Municipal de Situação de Emergência para o Covid-19, que informam que os números continuam os mesmos, ou seja, Erechim não conta com nenhum paciente diagnosticado com Covid-19 nos últimos dias e nenhum novo caso suspeito desde o dia 29 de março.

Também levaram em conta que o Ministério da Saúde, em seu site, recomenda que “Medidas de isolamento devem ser proporcionais à realidade apresentada em cada região, observando critérios epidemiológicos, ou seja, de transmissão da doença, além da capacidade da rede de saúde local; e explanaram sobre as dificuldades que os empresários estão enfrentando com seus negócios fechados tendo que pagar funcionários, aluguel e demais despesas inerentes às empresas.

Segundo o prefeito Luiz Francisco Schmidt, o Governo do Estado já sinalizou para um nova política de distanciamento social com vistas a uma flexibilização de mais algumas atividades, entre elas o comércio e, por isso, o município já está elaborando um decreto municipal neste sentido, porém, aguardará e acatará as normas estabelecidas pelo Estado, que deverá assegurar, em primeiro lugar, a saúde das pessoas, porém buscando um equilíbrio com o setor econômico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE