Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Entidades de caminhoneiros autônomos descartam apoiar atos no 7 de Setembro

Grupos salientaram que eventuais profissionais que participem das manifestações farão de maneira independente

Correio do Povo
por  Correio do Povo
05/09/2021 19:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As mobilizações programadas para 7 de setembro a favor do governo federal, em algumas cidades do país, não vão contar com o apoio de entidades que representam os caminhoneiros autônomos. No Rio Grande do Sul, a Federação dos Caminhoneiros Autônomos (Fecam-RS) garante que os atos previstos para o feriado têm "viés cívico e político" e não apresentam qualquer reivindicação em defesa da categoria. O Ministério da Infraestrutura também descartou que haja algum tipo de paralisação dos transportadores.

Marcelo Camargo / ABr / Divulgação CP

Em reunião realizada pela Confederação Nacional dos Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bens e Cargas (Conftac) - que reúne 34 sindicatos em todo país -, os participantes decidiram que nenhuma entidade representativa da categoria vai apoiar qualquer manifestação. Conforme André Luís Costa, que preside a Fecam-RS e Conftac, a pauta das manifestações já mudou "de configuração" várias vezes.

Na avaliação de Costa, o caminhoneiro já está cansado de "virar barricada de trincheira"' ou "soldado que vai pra guerra sem munição". O dirigente explica que as manifestações não têm nenhum correlação direta às pautas dos caminhoneiros. "Essa movimentação está dando o ar de ser mais cívica e política do que propriamente a defesa de algum interesse mais específico. Portanto, oficialmente, as entidades não participam, não apoiam e nem desapoiam", afirma.

Entre os problemas enfrentados pela categoria, que estão de fora da pauta dos atos, estão a elevação dos preços dos combustíveis e o valor do frete, entre outros. "Tem uma série de fatores que envolvem diretamente a nossa categoria e nenhum desses fatores fazem parte direta dessa movimentação", observa.

Sobre as manifestações previstas para o dia 7 de setembro, a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) informa, em nota, que as mobilizações "não carregam em seu escopo nenhuma reivindicação específica relacionada à atividade profissional do caminhoneiro autônomo". A entidade reforça que os atos organizados pela população foram convocados e divulgados nas redes sociais e em grupos de aplicativos de mensagens, sem qualquer vínculo com a CNTA.

Conforme a CNTA, eventual participação de um caminhoneiro na manifestação programada para 7 de setembro "representará a vontade individual desse cidadão brasileiro", que decide por si próprio exercer seu direito de livre manifestação e liberdade de expressão. "A CNTA e todas as entidades coligadas, federações, sindicatos, associações e cooperativas representantes da categoria dos caminhoneiros autônomos sempre estabelecerão como premissas o diálogo, o respeito às leis, a ordem e o esforço conjunto, visando o desenvolvimento e o crescimento do país", finaliza a nota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE