Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Entenda como a China vai construir um hospital em 10 dias, para tratar pacientes de coronavírus

Duas unidades montadas a partir de pré-fabricados no epicentro do coronavírus, a cidade de Wuhan, deverão receber, juntas, mais de 2 mil pessoas.

G1
por  G1
31/01/2020 14:33 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Wuhan, cidade na China epicentro do surto do novo coronavírus, chamou atenção do mundo ao anunciar na semana passada a construção de dois novos hospitais para dar conta da crise de saúde. A expectativa é que o primeiro deles comece a funcionar nesta segunda-feira (3) — apenas dez dias depois do início das obras.

Dia e noite, trabalhadores atuam em obra de novo hospital Huoshenshan, em Wuhan (China). Construção feita com módulos pré-fabricados agiliza o início do funcionamento da nova unidade — Foto: Arek Rataj/AP Photo

E como isso seria possível?

Segundo o governo chinês, a resposta está no uso de construções pré-fabricadas para abrigar as centenas de leitos. Módulo a módulo, os hospitais vão sendo montados a partir das peças que chegam das fábricas ou depósitos.

Operários instalam peças pré-fabricadas para montar os módulos do hospital Huoshenshan. Unidade em Wuhan, na China, atenderá pacientes com o novo coronavírus — Foto: Chinatopix via AP

Imagens da emissora estatal chinesa CGTN mostraram dezenas de tratores nivelando o solo para receber os blocos pré-fabricados. Enquanto os primeiros módulos eram montados, operários preparavam a rede elétrica do novo local.

Além disso, as autoridades de Wuhan mantiveram o ritmo de construção dia e noite. Mais de mil pessoas trabalham nas duas obras, segundo a imprensa estatal.

Uma transmissão ao vivo da construção está disponibilizada pela TV oficial do regime chinês. Segundo a CGTN, mais de 27 mil pessoas assistiram ao vídeo em 29 de janeiro.

Foto aérea mostra escavadeiras no canteiro de obras do novo hospital dedicado a pacientes do novo coronavírus em Wuhan. — Foto: STR/AFP

O uso dos pré-fabricados repete um método que a China usou para conter outro surto, muito semelhante ao do novo coronavírus: em 2003, em meio à crise do vírus da Sars, Pequim correu para construir um hospital temporário, também feito com peças pré-fabricadas (leia mais no fim da reportagem).

Desde o fim de dezembro, centenas de pessoas morreram por causa do novo coronavírus, que infectou milhares de pacientes em diferentes partes do mundo. Em meio à crise, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na quinta-feira (30) emergência internacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE