Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Enorme comboio russo se aproxima de Kiev; veja os últimos acontecimentos da guerra na Ucrânia

Rússia e Ucrânia realizaram na segunda-feira (28/2) seu primeiro encontro para discutir um armistício entre os dois países. As negociações, contudo, não avançaram.

BBCBrasil
por  BBCBrasil
01/03/2022 06:15 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em território ucraniano, os confrontos se intensificaram no quinto dia de conflito. Imagens de satélite divulgadas na noite desta segunda revelaram um enorme comboio de blindados russos em direção a Kiev. Fotos tiradas antes do meio-dia na Ucrânia mostram unidades militares russas perto do aeroporto de Antonov, a cerca de 27 km do centro da capital.

De acordo com a Maxar Technologies, empresa de imagens de satélite que divulgou as fotos, o comboio tem quase 65 km (40 milhas) de extensão e "contém centenas de veículos blindados, tanques, artilharia rebocada e veículos de apoio logístico". A Maxar divulgou inicialmente uma estimativa de que a fila de veículos tinha 27 km, mas corrigiu a informação horas depois. A capital permanece nas mãos da Ucrânia, mas segue sendo duramente atacada. Passam por situação semelhante Kharkiv, segunda maior cidade ucraniana, e Chernihiv (leia mais abaixo).

À medida que o conflito se aproxima dos centros urbanos, o ministério da Defesa da Ucrânia divulgou em sua conta no Twitter um infográfico destacando os pontos vulneráveis dos veículos militares russos, indicando os locais que poderiam ser alvo dos coquetéis molotov preparados pelos civis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE