Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Enfermeira de 54 anos é a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil

Imunização de Mônica Calazans ocorreu logo após o final da reunião da Anvisa, que determinou o uso emergencial da CoronaVac.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
17/01/2021 16:02 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A enfermeira de 54 anos Mônica Calazans foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil. O ato ocorreu neste domingo, logo após o final da reunião colegiada da Anvisa, que determinou o uso emergencial da CoronaVac e da vacina elaborada pela parceria Oxford/Astrazeneca.

Enfermeira de 54 anos é a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil | Foto: Nelson Almeida / AFP / CP

Mônica atua há oito meses na linha de frente do combate ao novo coronavírus no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo. Mônica é moradora de Itaquera (zona Leste), com perfil de alto risco para complicações da Covid-19. Ela é obesa, hipertensa e diabética. Mesmo assim, em maio, quando a pandemia atingia alguns de seus maiores picos, escolheu trabalhar no Emílio Ribas, mesmo ciente de que a unidade estaria no epicentro do combate à pandemia. Segundo ela, a vocação falou mais alto.

A profissional atuou como auxiliar de enfermagem durante 26 anos e resolveu fazer faculdade já mais adulta, e conseguiu o diploma de enfermeira aos 47 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE