Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação /Prefeitura de Chapecó
Santa Catarina

Enfermaria instalada no Centro de Eventos, em Chapecó, deve receber mais 40 leitos

Estrutura foi montada na quarta-feira; Número de leitos chegará a 70

ClicRDC
por  ClicRDC
25/02/2021 11:12 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A estrutura de enfermaria montada no Centro de Eventos, em Chapecó, abriu na noite de quarta-feira (24) e já começou a receber pacientes. Segundo o Prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), em vídeo publicado nas redes sociais, o espaço deve receber mais 40 leitos para o atendimento médico de pacientes nesta quinta-feira (25). O número total de leitos no espaço será 70.

De acordo com o prefeito, o espaço foi montado para desafogar o movimento nos Ambulatórios de Campanha (localizados no Ginásio Ivo Silveira e no bairro Efapi) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Os leitos disponíveis são para que os pacientes fiquem em observação.

Na sexta-feira (26), Chapecó começa a receber médicos e enfermeiros do Sistema Único de Saúde (SUS), que foram encaminhados pelo Governo Federal para auxiliar o atendimento no município. Rodrigues afirmou, ainda, que toda a equipe da Secretaria da Saúde de Chapecó está mobilizada para que não falte atendimento. “Agora a ordem é só uma – ninguém pode morrer. Ninguém pode ficar sem assistência”, disse o prefeito.

João Rodrigues informou, também, que empresários de Chapecó se mobilizaram para arrecadar R$ 300 mil reais, que serão destinados para o aluguel e compra de equipamentos no município.

“Amanhã nós vamos instalar mais 40 leitos. Se necessário for, mais 100, 200, 300… Não importa quantos são ou quantos serão”, afirma João Rodrigues sobre a possibilidade de aumentar a estrutura disponível no Centro de Eventos. “Não importa quantos são ou quantos serão. É bem verdade que não temos estrutura de equipamentos em padrão UTI, mas de enfermaria nós vamos ter.”

Outras medidas:

Conforme Rodrigues, Santa Catarina recebeu 100 respiradores do Governo Federal – 10 deles vão ficar em Chapecó. Os equipamentos serão instalados no Hospital Regional do Oeste (HRO – 7 unidades), e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que devem receber três respiradores.

“Estamos locando equipamentos para o Hospital Regional chamados PEEP UP, que evita a pessoa ser entubada. Estamos locando mais equipamento. Não importa o que precisa, não interessa, não há limites. Nós vamos continuar lutando. Essa guerra não está perdida, nós estamos fazendo a nossa parte.”, disse o Prefeito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE