Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação

Enfermagem da URI promove ação para prevenir a violência doméstica

A iniciativa, denominada como “Projeto Jasmin” foi posta em prática no dia 12 de Setembro pelos acadêmicos do 4º semestre.

enfermagem
uri
projeto jasmin
violência doméstica
por  enfermagem , uri , projeto jasmin  e violência doméstica
05/10/2022 11:08 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Acadêmicos do 4º semestre do Curso de Enfermagem da URI (turma 2021), desenvolveram um projeto de extensão que teve como meta a prevenção da violência doméstica. A iniciativa, denominada como “Projeto Jasmin”, foi posta em prática no dia 12 de setembro, por meio dos alunos Camila Piran, Gisele Bertoni, Rafael Granja e Tainara Moretto, com orientação da professora Cibele Sandri Manfredini.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a empresa Aurora Alimentos (Frigorífico Erechim II), juntamente com a Enfermeira do Trabalho, Juliana Novais. O objetivo da atividade, que fez parte da disciplina de Projeto Integrador II, foi o de realizar uma ação educativa sobre violência doméstica, informando sobre os tipos de violências, dentre elas, física, psicológica, sexual e moral.

Após foram apresentadas ações de prevenção, por meio de gestos simples, realizado com a palma da mão fechada e o polegar sob os dedos, redirecionada a quem pedir ajuda, praticado em público, e outro gesto criado na pandemia, o sinal vermelho, onde é feito um “x” vermelho na palma da mão e sinalizado em farmácias de todo Brasil. Também ressaltaram como denunciar os casos mediante ao CONDIM e ao disque denúncia 180.

Os acadêmicos destacaram a importância de explanar este tema na sociedade, bem como a prevenção e onde denunciar os casos de violência. Relataram também que a atividade proporcionou um grande conhecimento e crescimento pessoal e acadêmico, onde se conseguiu correlacionar a teoria com a prática, objetivo essencial para a caminhada acadêmica. Concluíram, afirmando que o impacto foi positivo na comunidade, uma vez que o objetivo do estudo de caso foi alcançado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE