Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Enem divulga resultado preliminar de pedidos de isenção da taxa

Candidato que discordar da avaliação poderá apresentar recursos entre 14 e 18 de junho. Inscrições abrem em 30 de junho.

O Sul
por  O Sul
09/06/2021 10:44 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulga nesta quarta-feira (09) o resultado preliminar dos aprovados nos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021. Com isso, farão a prova gratuitamente. Para os demais, custo da taxa é de R$ 85.

O resultado sairá na Página do Participante, no endereço https://enem.inep.gov.br/participante. O candidato que discordar da avaliação poderá apresentar recurso entre 14 e 18 de junho. A resposta sai em 25 de junho.

Foto: EBC

O Inep alerta que, mesmo candidatos que tiveram a isenção aprovada precisam se inscrever no exame. As inscrições abrem em 30 de junho e seguem até 14 de julho. Quem teve isenção na edição anterior, mas faltou à prova, precisou justificar a ausência para continuar tendo acesso ao benefício.

Deputados tentaram sugerir ao MEC (Ministério da Educação) que a isenção fosse estendida a todos que se enquadram nos critérios, sem considerar a ausência no Enem 2020. A Defensoria Pública da União também enviou recomendação ao governo neste sentido, mas os pedidos não foram acatados.

Na edição de 2020, o Enem teve recorde de abstenção – mais da metade dos candidatos (55,3%) não compareceram à prova impressa. Na versão digital, o índice chega a 71,3%. Parlamentares e Defensoria viram nos números um reflexo da pandemia e defenderam que fossem adotadas “medidas excepcionais” nesta edição, para facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior.

A nota do Enem é usada para disputa de vagas em universidades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e também é critério para programas de acesso ao ensino superior privado, como o Prouni, que oferece bolsas de estudo, e o Fies, que concede crédito para pagar mensalidade com juros zero ou reduzidos.

Cronograma do Enem 2021

Fique atento às datas:

  • 9 de junho: resultado preliminar do pedido de isenção
  • 14 a 18 de junho: período para apresentar recursos
  • 25 de junho: resultado final com os pedidos aceitos
  • 30 de junho a 14 de julho: período de inscrições
  • 30 de junho a 19 de julho: pagamento da inscrição
  • 30 de junho a 14 de julho: pedido de atendimento especializado
  • 19 a 23 de julho: pedido de tratamento pelo nome social
  • 21 e 28 de novembro: provas impressa e digital

Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos.

Em 21 de novembro, o candidato deverá fazer: 45 questões de linguagens; 45 questões de ciências humanas e Redação.

Em 28 de novembro, a prova tem meia hora a menos: 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

  • 12h: abertura dos portões
  • 13h: fechamento dos portões
  • 13h30: início das provas
  • 19h: término das provas no 1º dia (devido à redação, haverá maior tempo)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE