PRAZO FINAL
ENEM 2025: prazo para recurso de atendimento especializado termina hoje (2)
Participantes devem enviar documentação pela Página do Participante para nova análise do Inep; laudos precisam seguir critérios específicos.
Termina nesta quarta-feira, 2 de julho, o prazo para que os inscritos no Enem 2025 recorram da negativa às solicitações de atendimento especializado. Inicialmente previsto para encerrar em 27 de junho, o prazo foi estendido pelo Ministério da Educação (MEC) para garantir mais tempo aos candidatos.

Os recursos devem ser enviados exclusivamente pela Página do Participante. Para nova análise do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é necessário anexar a documentação comprobatória da condição que justifique o uso de recursos de acessibilidade.
Os documentos devem estar nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB, ser legíveis e redigidos em português. Os laudos devem conter o nome completo do participante, diagnóstico com descrição da condição ou o código CID-10, além da assinatura e identificação do profissional, com registro no CRM, RMS ou outro órgão competente.
Têm direito ao atendimento especializado pessoas com deficiência (PCD), idosos, gestantes, lactantes, autistas, disléxicos, com déficit de atenção, entre outras condições.
Se o recurso for aprovado, o participante poderá contar com recursos como prova em braile, tempo adicional, sala individual, prova ampliada, leitor de tela, entre outros, conforme especificado no pedido. Durante a aplicação do exame, será permitida a utilização de materiais próprios, como máquina em braile, óculos especiais, bomba de insulina ou medidor de glicose, desde que aprovados e vistoriados pelo chefe de sala, conforme previsto no edital.