Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Enem 2023: Sessenta Candidatos Alcançam Nota Máxima na Redação

Quatro estudantes de escolas públicas se destacam; Tema foi a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

Redação
por  Redação
17/01/2024 10:56 – atualizado há 32 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje os resultados individuais e o balanço geral do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2023. Segundo o instituto, 60 candidatos conquistaram a nota máxima na redação, incluindo quatro alunos de escolas públicas nos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Tocantins. O tema da redação, "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil", foi destacado como um dos fatores que contribuíram para o melhor desempenho dos candidatos em comparação ao ano anterior, que teve 18 redações com notas máximas.

O Inep também revelou a pontuação média dos candidatos nas diferentes áreas do conhecimento. Em linguagens, a média foi de 516 pontos; em ciências humanas, 522; em ciências da natureza, 497; em matemática, 534; e na redação, foi registrada uma média de 641 pontos. O Ministério da Educação (MEC) informou que cerca de um milhão de participantes, equivalente a 37% dos candidatos, atingiram pontuação suficiente para acessar uma vaga em universidades públicas através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Em relação ao Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares, o Inep estima que 61% dos candidatos têm pontuação adequada para obter uma vaga.

O Enem 2023 registrou mais de 3,9 milhões de inscrições, sendo considerado o maior vestibular do país. Entretanto, aproximadamente 1,2 milhão de inscritos não realizaram as provas, resultando em uma taxa de participação de 70%, dois pontos percentuais acima do valor registrado no ano anterior.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE