Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Encontro técnico debate a citricultura em Aratiba

Evento também marcou o lançamento de programa de incentivo a cultura pela Administração Municipal

Leonardo Bortolotto/Assessoria
por  Leonardo Bortolotto/Assessoria
11/10/2022 21:16 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Autoridades e produtores de citros do município de Aratiba participaram na sexta-feira, 7, do Encontro Técnico de Citricultura, umas das atividades que marcou o primeiro dia da Feira Setorial.

O prefeito, Gilberto Hendges, o vice-prefeito, Gelson Carbonera, o secretário da Agricultura de Aratiba, Joarez Miechuanski, o presidente dos citricultores, Agenor Isotton, representante da Emater, Gilmar Schardong e o coordenador regional da Agricultura do RS, Marcos Lima formaram a mesa de autoridades.

Em suas falas, todos destacaram a importância da citricultura no município e na região, as conquistas e os desafios que a atividade impõe. Aratiba é atualmente o segundo maior produtor de laranjas do Estado. Também possui mais de 130 produtores na atividade, totalizando mais de 500 hectares cultivados.

Após, as palestras abordaram os seguintes temas: sistematização de Solos para Implantação de Pomares, abordado pelo Técnico em Agropecuária da Emater, Jair Antônio Griebler; Nutrição e Adubação em Citros na pauta do Técnico em Agropecuária da Emater, Ivonir Antônio Biesek.

Após foi feito o lançamento do Programa Municipal de Incentivo à Citricultura Aratiba + Citrus, pela Secretaria da Agricultura do Município. O secretário, Joarez Miechuanski foi quem apresentou os detalhes do programa aos produtores.

O objetivo é incentivar o cultivo, tornar a citricultura uma atividade cada vez mais rentável otimizando o uso da propriedade de modo a agregar renda, beneficiar produtores, implantar, expandir áreas, subsidiar e incentivar tecnologias de adubação e manejo de pomares, aumentar a produtividade dos pomares e promover o desenvolvimento integrado da citricultura entre outros.

“Somos um importante centro produtor e queremos possibilitar que nossos citricultores possam ampliar os dados que temos atualmente, com qualidade e agregando valor a propriedade”, completou Joarez.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE