Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Encontro regional reúne centenas de mulheres agricultoras familiares

Promovido pelo SUTRAF-AU evento reuniu cerca de 800 participantes

Assessoria SUTRAF/AU
por  Assessoria SUTRAF/AU
19/08/2022 17:30 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Debater sobre o protagonismo feminino, lembrar das conquistas e refletir sobre o que ainda é preciso mudar. Foi com o objetivo de promover um momento de integração, mas também de formação, que ocorreu nesta sexta-feira, 19 de agosto, o IV Encontro Regional de Mulheres Agricultoras Familiares. O evento realizado pelo Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai – SUTRAF-AU, por meio do Coletivo Regional de Mulheres ocorreu no CTG Galpão Campeiro em Erechim.

Segundo a coordenadora do Coletivo Regional de Mulheres, Marialva Lunkes, o momento é de alegria pelo reencontro e de luta em busca de direitos, reconhecimento e valorização das mulheres. “ Aproveito para agradecer a todos as participantes que mesmo em um dia de muito frio, vieram participar desse encontro que é importante para acender a esperança de um mundo melhor”, disse.

O coordenador geral do SUTRA-AU, Alcemir Bagnara, agradeceu a todas as lideranças e coordenadoras dos coletivos municipais pelo trabalho e motivação às mulheres nos municípios. “ O trabalho das coordenadoras foi importante para que pudéssemos estar aqui hoje. A luta pelos direitos é de todos e precisamos estar unidos buscando lutar por políticas públicas que deem dignidade aos agricultores. O lugar das mulheres é no sindicato”.

O coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul – FETRAF/RS, Douglas Cenci, destacou que é preciso união para cobrança de políticas públicas que promovam uma vida digna às agricultoras e que somente por meio da luta ocorrem as conquistas.

Com o tema “EU SOU PORQUE NÓS SOMOS: Mulheres e sindicalismo na agricultura familiar”, o encontro contou com a palestra da militante do Movimento de Mulheres Camponesas, doutora em Desenvolvimento Regional, professora da Unochapecó, Sirlei Gasparetto.

“Saudar a todos os companheiros que acreditam que a nossa existência enquanto seres humanos, enquanto humanidade, só tem sentido enquanto a gente defender a vida, lutar pelos direitos, por acreditar que os seres humanos podem viver em dignidade. A importância de um evento como esse é para despertar e motivar as mulheres para aquilo que é a nossa tarefa que é construir novas relações, não podemos admitir a desigualdade, injustiça, a violência e tudo isso que está ocorrendo no nosso país, por isso precisamos continuar a lutar”, afirmou.

Jéssica França

Ato público

Após o almoço compartilhado, as participantes seguiram em caminhada até o Seminário Nossa Senhora de Fátima, onde foi lida uma Carta aberta do Coletivo Regional de Mulheres. A carta expressa os desafios e desejos das mulheres para o próximo período. Ao fim, balões com palavras escritas com desejos foram soltos simbolizando o encerramento do IV Encontro.

Jéssica França

Lideranças

Diversas lideranças participaram do Encontro Regional de Mulheres, entre eles os prefeitos: Paulo Polis( Erechim); Leandro Puton (Gaurama), Suzinei Schneider (Erval Grande), Valdemar Sibuscki (Itatiba do Sul); e Odacir Malacarne (vice-prefeito de Floriano Peixoto). Além disso, estiveram presentes ainda, o coordenador da Base Alto Uruguai Cresol Central, Silvano Mohr; o presidente da Creral, Alderi do Prado; o presidente da Agricoop, Mario Farina; a coordenadora do Coletivo de Mulheres da FETRAF/RS, Cleonice Bach; além de demais vereadores, candidatos e representantes do CETAP, MAB, CAPA, Unicafes, sindicatos urbanos, das entidades de ensino UERGS, UFFS e Instituto Federal.

Jéssica França

O IV Encontro Regional de Mulheres Agricultoras Familiares contou com o patrocínio da Cresol Central Alto Uruguai, Creral, Agricoop.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE