O 3º Encontro da Mulher Empreendedora reuniu lideranças femininas de todo o Estado nesta quinta-feira (11), em Gramado, abrindo a programação da 2ª Convenção Estadual Lojista da Federação Varejista do RS. A iniciativa reforçou a força de 28 núcleos da CDL Mulher RS e o papel das mulheres no desenvolvimento econômico regional.

Atualmente, 32% dos CNPJs no Rio Grande do Sul pertencem a mulheres, o que levou o Estado a ser pioneiro na criação da CDL Mulher, hoje presente em 18 unidades da federação. Para Débora Balbinotti Lunardi, diretora da CDL Mulher RS e presidente da CDL Erechim, o movimento fortalece o associativismo e amplia oportunidades de negócios.
O presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner, destacou que a entidade sempre reconheceu o protagonismo feminino. “A CDL Mulher é uma rede de apoio e de negócios que reverbera em todo o país”, afirmou.

A coordenadora nacional da CDL Mulher, Lucia Leijoto, salientou que o movimento já integra a visão estratégica da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), ao passo que o presidente da CNDL, José César da Costa, lembrou das conquistas femininas na ocupação de espaços de liderança.
Já o presidente do SPC Brasil, Roque Pelizzaro Junior, pontuou que a tecnologia e a informação reforçam a importância da mulher no setor econômico. Representantes de instituições parceiras, como Sicredi e Sebrae, também ressaltaram a determinação, coragem e paixão que caracterizam a atuação feminina no empreendedorismo.
O encontro segue nesta sexta-feira (12), dentro da programação da convenção, que busca conectar inovação, tecnologia e o futuro do varejo gaúcho.