Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Encontradas mais 11 aves mortas na região da Estação Ecológica do Taim; total sobe para 76

No local, um foco de gripe aviária se confirmou no início da semana.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
02/06/2023 23:09 – atualizado há 13 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

Equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul (Cevs/RS) localizaram, nesta sexta-feira, mais 11 aves mortas na região da Estação Ecológica do Taim – onde um foco de gripe aviária se confirmou no início da semana. Com isso, o total sobe para 76, desde 24 de maio, incluindo 69 cisnes, uma caraúna e seis aves de espécie ainda não identificada.

São 69 cisnes do pescoço preto e uma ave caraúna. Foto: ICMBio

Segundo o chefe da Estação Ecológica do Taim, Fernando Weber, foram encontrados mortos mais cinco cisnes-do-pescoço preto, dentro da Unidade de Conservação (UC) do Taim, próximo ao primeiro foco, e mais seis espécies diferentes, próximas a um cisne desorientado, ainda vivo, e com sinais clássicos de H5N1.

A eliminação dos animais envolve um processo especial de incineração. A Reserva Ecológica do Taim deve ficar fechada até que o episódio de mortantade de aves – a maioria da espécie cisne-do-pescoço-preto – seja considerado encerrado na área de preservação. Agentes da Secretaria Estadual de Agricultura e do ICMBio seguem fiscalizando e monitorando a região. O Taim, que compreende áreas dos municípios de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande, no litoral Sul, confirmou o primeiro foco de gripe aviária na segunda-feira passada.

A recomendação é de que, caso avistem alguma ave morta, moradores façam o contato com o Serviço Veterinário Oficial (SVO) mais próximo ou com a Secretaria do Meio Ambiente da região, e não toquem no animal, apenas reportando o caso à unidade certa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE