Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Enchente: Vale do Taquari tem cidades tomadas pelas águas dos rios

Situação é dramática em municípios como Muçum e Roca Sales que foram tomados pela água que subiu rapidamente.

Redação
por  Redação
05/09/2023 07:46 – atualizado há 38 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Enchente catastrófica atinge o Vale do Taquari com cidades tomadas pelas águas que subiu rapidamente com metros de altura. Pessoas se refugiaram nos telhados de suas casas

A situação é dramática em Muçum por conta da cheia do Rio Taquari. O quadro é descrito como de calamidade em Muçum com o aumento repentino do nível da água em seus rios e barragens. O vice-prefeito Amarildo Baldasso descreveu em entrevista à Rádio Independente de Lajeado a situação como “um caos”.

O nível do Rio Taquari avançou mais de 50 centímetros por hora durante a madrugada desta terça-feira em Estrela e agravou a situação dos alagamentos na cidade. Segundo a prefeitura, a situação do município é crítica.

Por volta das 7h, quase 60 ruas estavam interditadas e havia pedido de ajuda de proprietários de embarcações para realizar o socorro às pessoas ilhadas. "Precisamos de sua ajuda! Se você é proprietário de embarcação, ajude no auxílio aos moradores do Loteamento Marmitt, no Bairro Moinhos", apelou o governo local pelas redes sociais.

Foto: Prefeitura de Estrela / Divulgação

Mais de 100 famílias estão desalojadas. Um abrigo municipal foi montado no Ginásio Ito Snel, onde nesta manhã já haviam 57 famílias abrigadas. Os demais moradores atingidos foram acolhidos em casas de familiares e parentes.

Moradores da cidade de Roca Sales foram obrigados a buscar abrigo nos telhados das próprias casas por conta da cheia do rio Taquari durante a madrugada desta terça-feira.

Informado da condição de diversos municípios do Estado, o governo federal decidiu mobilizar o Exército para auxiliar as pessoas prejudicadas pela chuva no Vale do Taquari.

*Com informações do Correio do Povo e Metsul

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE