Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Empresas do Norte de SC demitiram 98 mil, aponta Sebrae

Estima-se que mais de 530 mil pessoas já perderam os seus empregos em Santa Catarina.

NSCTotal
por  NSCTotal
13/05/2020 22:14 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae/SC, Fiesc e Fecomércio aponta que a crise do coronavírus já resultou em 98.711 demissões na região Norte de Santa Catarina. A perda de faturamento da região chega a R$3,32 bilhões e é a maior entre todas as regiões do Estado. Dos entrevistados para a pesquisa, 43,3% afirmaram ter demitido desde o início da pandemia do novo coronavírus na região Norte.

Esta é a terceira edição da pesquisa que foi divulgada na última terça-feira (12). O estudo apresenta o impacto da pandemia do novo coronavírus na economia do Estado. De acordo com a sondagem, que analisou o universo dos pequenos negócios e das médias e grandes empresas, cerca de 530 mil pessoas já perderam seus empregos desde o início da crise provocada pela pandemia da Covid-19 em Santa Catarina. Para a pesquisa, foram ouvidos 2.547 empresários, de todas as regiões de SC, entre os dias 4 e 6 de maio. A margem de erro é de 1.9 ponto percentual para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa, 86,7% das empresas do Estado já estão em atividade após as medidas de relaxamento da quarentena anunciadas pelo governo. Porém, 41,7% estão com redução na produção, 22% com mudança no funcionamento, 12,4% ainda aguardam liberação, e 0,9% fecharam as portas e não voltam a funcionar.

- Atualmente, 114 mil empresas estão inoperantes em Santa Catarina. Os microempreendedores individuais são os mais afetados, já que 28,7% deles seguem com as atividades suspensas ou fecharam as portas. A retomada das atividades é um destaque positivo desta edição da pesquisa, mas ainda são muitos os negócios fechados que estão somando prejuízos. Além do que, seis a cada dez negócios que voltaram a operar estão com produção reduzida - destaca o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

Comércio e serviços sofrem mais impactos

Os setores de comércio e os serviços foram fortemente impactados com a suspensão total ou parcial das atividades. Com a política de distanciamento e isolamento social, 20% das empresas do setor de serviços estão temporariamente fechadas e 1,2% não devem mais abrir as portas. Já no comércio, 92% dos estabelecimentos estão mantendo algum nível de atividade. Os dados são estaduais.

- Os empresários estão buscando soluções para garantir a sobrevivência dos negócios, que mantém os empregos e a renda das famílias em Santa Catarina. Ainda assim, 35,1% das empresas reduziram o quadro de funcionários. A queda no volume de vendas chegou a 73,6% no serviços e 65,2% no comércio. O cenário pela frente é ainda incerto. A pesquisa aponta que 70% das empresas devem levar de seis meses a dois anos para se recuperar - avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Mais de 530 mil demissões no estado

Em relação às demissões, 41,4% dos entrevistados afirmam ter demitido desde o início da crise. Na última medição, feita em abril, o percentual era de 34,45%. Com isso, estima-se que mais de 530 mil pessoas já perderam os seus empregos em Santa Catarina.

- Mesmo com o afrouxamento das medidas de isolamento e com as medidas adotadas pelos governos para auxiliar as empresas, muitas seguem sem alternativa. Somente nos últimos 19 dias cerca de 124 mil catarinenses perderam seus empregos, 30,6% a mais do que a última pesquisa realizada em abril - analisa o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE