Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Empresários se unem e criam o Ecossistema de Inovação na região Norte do RS

Imed e grandes empresas se unem para incentivar inovação e geração de novos negócios. Projeto será lançado dia 17 em Passo Fundo, segundo publicação do jornal O Nacional.

O Nacional
por  O Nacional
12/11/2020 20:00 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Imed e oito grandes empresas se uniram para fomentar a geração de novos negócios no Norte do Rio Grande do Sul, baseados nos pilares de empreendedorismo de uma das regiões mais conhecidas no mundo pelas tecnologias e geração de oportunidades: o Vale do Silício. Assim, surge um ecossistema de inovação na região Norte do Estado, uma aliança empresarial, que reúne os principais players do segmento de varejo farmacêutico e de alimentos, metalmecânico, energia, agronegócios e saúde do Sul do Brasil. Juntas, faturaram mais de R$ 15 bilhões e geram cerca de 21 mil empregos diretos e, agora, se dedicam a estimular novos empreendimentos de quem tem boas ideias. A publicação é do jornal O Nacional, de Passo Fundo.

A estratégia é fomentar o desenvolvimento de atividades altamente lucrativas e que resolvam demandas importantes em cada um dos segmentos aliançados. “Se já temos as empresas mais fortes de cada segmento na região, agora, unidas com a academia, não há barreiras para fixar um polo de inovação, com altíssima capacidade para impactar a matriz produtiva regional e a economia do RS”, garante o presidente da Imed, Eduardo Capellari.

A presidente do Hub de Inovação, Márcia Capellari, mobilizou nos últimos dois anos BSBios, Coprel, Cotrijal, Farmácias São João, Grupo Grazziotin, Hospital Ortopédico, Metasa e Oniz Distribuidora. Todos os CEOs destas empresas compõem o grupo gestor da Aliança, ao lado da Imed. “Já iniciamos as ações de inovação para dentro destas empresas. Inclusive com a incubação de startups na área da saúde e agronegócios, por exemplo. São muitas conexões que estamos fazendo para solidificar este movimento pela inovação. Não estamos trabalhando em um manifesto. Estamos transformando a cultura destas empresas, para que possamos gerar a partir daí, a inovação para todo o ecossistema e segmentos econômicos relacionados”, garante Márcia.

Para o Gerente Executivo de Planejamento Estratégico das Farmácias São João, André Menegazzo, o objetivo da aliança é construir sinergias que possam contribuir com o desenvolvimento da região Norte do Rio Grande do Sul. Busca-se, na interação e na cooperação destas grandes empresas, ideias, iniciativas, planos de ação e atividades conjuntas que possam impactar positivamente a região, contribuindo dessa maneira com a comunidade onde estão presentes.

O lançamento oficial desta parceria da iniciativa privada será no dia 17 de novembro, em Passo Fundo. No evento, estarão representantes das maiores empresas no estado, que atuam na região, além de empresários que já atuam em ambientes de fomento e desenvolvimento, como Daniel Randon, que representa o Transforma RS. “Este é um movimento da iniciativa privada, para construir soluções efetivas e negócios que gerem oportunidades. Todos têm o mesmo objetivo, que é gerar crescimento econômico, por meio da inovação”, confirma o presidente da Imed.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE