Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Empresa fabricante da ivermectina diz que não há dados que comprovem eficácia contra coronavírus

O medicamento é indicado para tratamento de infecções causadas por parasitas.

O Sul
por  O Sul
05/02/2021 10:09 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Farmacêutica Merck, responsável pelo desenvolvimento da ivermectina, informou em comunicado que não há dados que sustentem o uso do remédio no tratamento da Covid-19.

A indicação da ivermectina é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, e a substância é recomendada também em um aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Saúde com orientações de tratamento contra o coronavírus.

Divulgação

Em seu comunicado divulgado na quinta-feira (04), a Merck, que deteve a patente da ivermectina até 1996, disse que não há base científica para um potencial efeito terapêutico contra a Covid-19 em estudos pré-clínicos. A empresa acrescentou também que não há evidência significativa de eficácia clínica em pacientes com a doença. A farmacêutica ainda pontuou que há uma preocupante ausência de dados sobre a segurança da substância nesse contexto na maior parte dos estudos.

“Não acreditamos que os dados disponíveis sustentem a segurança e a eficácia da ivermectina além das doses e dos grupos indicados nas informações de prescrição aprovadas por agências regulatórias”, declarou a Merck.

A recomendação original de uso da ivermectina presente na bula é voltada para tratamento de infecções causadas por parasitas. No Brasil, ao longo da pandemia ganhou força a informação sem base científica de que o remédio seria eficaz contra a Covid-19.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE